29/11/13

Amarante Cultura – O Salão Nobre dos Paços do Concelho vai ser palco, a 7 de dezembro, da entrega do Prémio de Jornalismo Literário Luso Galego Teixeira de Pascoaes e Vicente Risco, organizado, em parceria, pela Câmara Municipal de Amarante e pela Fundação Vicente Risco, com sede em Ourense, na Galiza, e que tem como vencedora a jornalista do jornal i, Sílvia Caneco.

thumbnail_3rika

«PRÉMIO DE JORNALISMO LITERÁRIO TEIXEIRA DE PASCOAES E VICENTE RISCO ENTREGUE A 7 DE DEZEMBRO

AMARANTE – O Salão Nobre dos Paços do Concelho vai ser palco, a 7 de dezembro, da entrega do Prémio de Jornalismo Literário Luso Galego Teixeira de Pascoaes e Vicente Risco, organizado, em parceria, pela Câmara Municipal de Amarante e pela Fundação Vicente Risco, com sede em Ourense, na Galiza, e que tem como vencedora a jornalista do jornal i, Sílvia Caneco.

O programa do evento é o seguinte:

15:30 – Conferência “O Jornalismo Literário” pelo ensaísta Paulo Samuel;
16:00 – Entrega do Prémio de Jornalismo Literário Teixeira de Pascoaes e Vicente Risco à jornalista Sílvia Caneco.

O Prémio foi apresentado oficialmente a 1 de dezembro de 2012, no âmbito do Congresso “Pensamento, Memória e Criação no Primeiro Centenário da Renascença Portuguesa”, tendo o protocolo que levou à sua criação sido assinado a 7 de março de 2013, em Amarante, entre o Município e a Fundação Vicente Risco.

O objetivo principal é destacar a importância que tiveram as relações entre intelectuais galegos e portugueses nas primeiras décadas do século XX, e de todos aqueles que, através da imprensa escrita, trabalharam e trabalham em prol da aproximação e encontro da Galiza e de Portugal e da construção da cidadania europeia.

Sobre a vencedora: Sílvia Caneco nasceu na Nazaré, em 1984. Licenciou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, e começou a trabalhar como jornalista no “Região da Nazaré”. Estagiou no jornal “Público” e colaborou, enquanto freelance, com o “Público”, “Pública” e “Grande Reportagem”. É jornalista do i desde a fundação do jornal e cobre atualmente a área da Justiça. É coautora do livro “Sacanas com Lei”, publicado em 2012, ano em que venceu o Prémio Literário Orlando Gonçalves e uma menção honrosa no Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração com a reportagem “Alice esperou 38 anos para matar o marido”.» in http://local.pt/premio-de-jornalismo-literario-teixeira-de-pascoaes-e-vicente-risco-entregue-a-7-de-dezembro/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover