10/10/18

F.C. do Porto Museu - Reunir fotografias é, assim, como que colecionar momentos e a história do FC Porto está documentada em milhares de momentos que ficaram para a posterioridade pela lente de um fotógrafo.



«A HISTÓRIA DO FC PORTO TAMBÉM SE CONTA EM FOTOGRAFIAS
9 DE OUTUBRO DE 2018 11:37

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

8. Centro Português de Fotografia

Um momento para a posterioridade. Desde os tempos em que era um processo complexo até à simplicidade dos dias que correm, o objetivo da fotografia sempre foi o mesmo: registar um momento.

Reunir fotografias é, assim, como que colecionar momentos e a história do FC Porto está documentada em milhares de momentos que ficaram para a posterioridade pela lente de um fotógrafo. Instantes como o calcanhar de Madjer, o beijo de José Mourinho no troféu da Liga dos Campeões ou o pontapé de Kelvin geraram fotografias que, rapidamente, eternizaram o exato segundo em que aconteceram.

No Centro Português de Fotografia (CPF), criado pelo Ministério da Cultura em 1997 e com sede no edifício da Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto estão várias fotografias que documentam a história da cidade e do FC Porto.

Na vitrina do “Histórias na Cidade” fica uma em especial: tem cerca de 125 anos, a idade do FC Porto, e conta com António Nicolau d’Almeida, o fundador, entre amigos e familiares. O original, produzido pela Photografia Moderna – Leopoldo Cirne & C.ª (Porto), pertence à coleção privada de Margarida Figueiredo Nicolau de Almeida Ramos Pinto e pode ser visto no Museu FC Porto.

Bernardino Castro, diretor de serviços do CPF, lembra que a missão deste serviço é a salvaguarda e promoção do património fotográfico de que é detentor, pelo que esta ligação ao FC Porto para esta iniciativa tem toda a lógica.

“Faz todo o sentido a parceria com o Futebol Clube do Porto. Aqui poderá visualizar uma importante fotografia relacionada com o FC Porto: uma imagem de António Nicolau d’Almeida, fundador do clube, em 1893. É uma forma de cumprirmos a nossa missão: ‘Um Mundo de imagens à sua espera’”, considera.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivolli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181009-pt-a-historia-do-fc-porto-tambem-se-conta-em-fotografias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover