22/10/18

F.C. do Porto Museu - Num clube umbilicalmente ligado à cidade, foram o Douro e o mar a servir de berço à atividade de natação do FC Porto, que já tinha praticantes em 1908, 15 anos após a fundação.



«DO RIO DOURO A CAMPANHÃ: A HISTÓRIA DA NATAÇÃO PORTISTA
21 DE OUTUBRO DE 2018 14:00

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

20. Piscinas de Campanhã


A história da natação portista não poderia ter outro ponto de partida que não o rio Douro. Num clube umbilicalmente ligado à cidade, foram o Douro e o mar a servir de berço à atividade de natação do FC Porto, que já tinha praticantes em 1908, 15 anos após a fundação. A primeira vitória foi assinada, de resto, logo nesse ano por Eduardo Dumont Villares.

Em 1920 foi fundada a primeira escola de natação do FC Porto, com as evoluções a surgirem, naturalmente, ao longo dos anos seguintes. O local também ia mudando. A Piscina das Antas foi casa da Secção de Natação do FC Porto entre 1968 e 2000. A partir dos anos 70, os portistas ‘Golfinhos das Antas’ dominaram a competição em Portugal, mas já antes havia gente a dar cartas, como a equipa que se fez ao rio para a travessia do Douro, em 1957, documentada na foto abaixo.

Em exposição nas Piscinas de Campanhã, atual casa da natação portista, está o bloco de partida n.º 4 da antiga Piscina das Antas, pertencente a Rui Borges, antigo nadador olímpico português, retirado da competição em 1995, após 24 anos e 258 títulos de campeão nacional no FC Porto.

A partir de 2001, então, já com o Estádio do Dragão e o fim das Antas em mira, a Natação do FC Porto transferiu-se para Campanhã. Rita Fernandes, Gestora de Atividades do Complexo, conta como foram os primeiros tempos: “A piscina era ao ar livre até 2015. Os dragões foram, durante muitos anos, campeões de tenacidade, coragem e criatividade. Inventavam-se cremes caseiros milagrosos que permitiriam treinar sem as consequências da hipotermia a que um corpo se sujeitava durante 2/4h diárias.”

“O processo de aquecimento da água facilitou muito os treinos até dezembro. Com 4 graus fora de água e um despertar às 6h30 da manhã, havia ainda nos treinos uma assistência curiosa: as gaivotas ladeavam os nadadores, muitas vezes, ameaçando pousar nos seus corpos. E ainda havia o cheiro a café e bolos da fábrica na Rua Pinto Bessa, que fazia sonhar com o final dos treinos e a compensação devida. Hoje, graças à persistência do nosso Presidente e à Câmara Municipal, o FC Porto volta a ter uma casa com novas oportunidades de mais e maior sucesso”, continua.

Hoje em dia a piscina já é coberta e, além dos atletas do FC Porto, também alberga as aulas de natação da escola Dragon Force, sendo que o espaço também inclui as secções de Desporto Adaptado e Boxe do FC Porto.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivoli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante

13. Estação de São Bento

14. Jardins do Palácio de Cristal

15. Museu do Carro Elétrico

16. Petúlia

17. Fundação Escultor José Rodrigues

18. Teatro Nacional São João

19. Museu Militar do Porto» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181021-pt-do-rio-douro-a-campanha-a-historia-da-natacao-portista

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover