24/10/18

F.C. do Porto Museu - Localizado no Cemitério de Agramonte e datado de 1968, o Mausoléu do FC Porto foi edificado com Afonso Pinto de Magalhães na presidência do clube.



«MEMÓRIAS DO FC PORTO REPOUSAM NO CEMITÉRIO DE AGRAMONTE
23 DE OUTUBRO DE 2018 14:00

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

22. Cemitério de Agramonte 

No Mausoléu do FC Porto descansam memórias de batalhas antigas. Das primeiras lutas, dos primeiros jogos, dos primeiros heróis. O início de tudo, até.

Localizado no Cemitério de Agramonte e datado de 1968, o Mausoléu do FC Porto foi edificado com Afonso Pinto de Magalhães na presidência do clube. O processo decorreu sob o acompanhamento de uma Comissão Cultural liderada por Carlos da Costa Júnior, antigo presidente do clube (1936 e 1938) e tio do atual presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Ali repousam nove personalidades da história do FC Porto, incluindo duas das maiores figuras das primeiras décadas de vida: Acácio de Mesquita e Artur de Sousa “Pinga”.



No Cemitério de Agramonte estão sepultados, também os dois primeiros presidentes da história do FC Porto: António Nicolau d’Almeida, fundador do clube em 1893, e José Monteiro da Costa, responsável pelo ressurgimento em 1906.

Eduardo Dumont Villares, outro antigo presidente do FC Porto (1934-1936) e o húngaro Mihaly Siska, histórico jogador e treinador de futebol do FC Porto, também se encontram sepultados neste cemitério.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivoli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante

13. Estação de São Bento

14. Jardins do Palácio de Cristal

15. Museu do Carro Elétrico

16. Petúlia

17. Fundação Escultor José Rodrigues

18. Teatro Nacional São João

19. Museu Militar do Porto

20. Piscinas de Campanhã

21. Museu Nacional da Imprensa» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181023-pt-memorias-do-fc-porto-repousam-no-cemiterio-de-agramonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover