12/10/18

F.C. do Porto Museu - Inaugurado em 1952, o Estádio dos Antas foi a resposta a esse anseio geral, sendo que o caminho não foi simples, mas da generosidade de uns e da destreza de outros, nasceu a obra que orgulhou a nação azul e branca.



«MEMÓRIAS DE AMÁLIA E DA TAÇA INTERCONTINENTAL NO COLISEU
11 DE OUTUBRO DE 2018 15:03

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

10. Coliseu do Porto AGEAS

O Estádio dos Antas era o sonho maior do FC Porto no final da década de 40. A atuar em campos alugados, como o Ameal ou o Lima, a grandeza do clube era já inequívoca e merecedora de um palco só seu.

Inaugurado em 1952, o Estádio dos Antas foi a resposta a esse anseio geral. O caminho não foi simples, mas da generosidade de uns e da destreza de outros, nasceu a obra que orgulhou a nação azul e branca.

Várias foram as iniciativas de angariação de fundos para costear o estádio e o Coliseu do Porto AGEAS foi o centro de algumas delas. A mais famosa será mesmo o concerto de Amália Rodrigues, a 21 de junho de 1951. Aquela que é considerada a maior intérprete do Fado deixou, também a sua assinatura num Livro de Honra do Clube, onde também consta a de Maria Amélia Canossa, a voz do Hino do FC Porto, que também atuou nesse concerto.




É esse Livro de Honra que está em exposição, agora, no Coliseu, no âmbito da iniciativa “Histórias da Cidade”, tal como uma réplica da Taça Intercontinental, cujo troféu original, atribuído definitivamente ao FC Porto em 2004, quando o clube se tornou o seu derradeiro vencedor, se encontra atualmente no Museu FC Porto. De lembrar que além da edição de 2004, em Yokohama, também a de 1987, na neve de Tóquio, foi ganha pelo FC Porto, único campeão do mundo português e logo em duas ocasiões.

Ainda no Coliseu se realizaram outras iniciativas ligadas ao universo azul e branco. Também com o objetivo de angariar fundos para o Estádio das Antas, o clássico da rádio portuguesa “O Comboio das Seis e Meia”, com Vasco Santana e Irene Velez, subiu ao palco a 8 de março de 1951. Foi a primeira vez que este espetáculo foi realizado fora de Lisboa.




Mais recentemente, o Coliseu abriu as suas portas para a Gala dos Dragões de Ouro que lá se realizou em 2011, 2012 e 2018.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivolli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181011-pt-memorias-de-amalia-e-da-taca-intercontinental-no-coliseu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover