18/10/18

F.C. do Porto Museu - A mais notável das obras será mesmo o dragão de três cabeças, esculpido em prata, que visou assinalar a conquista do primeiro tricampeonato do FC Porto.



«O DRAGÃO DE TRÊS CABEÇAS DE JOSÉ RODRIGUES
18 DE OUTUBRO DE 2018 13:45

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

17. Fundação Escultor José Rodrigues

Nascido em Luanda, mas apaixonado pelo Porto desde novo, onde estudou e trabalhou, José Rodrigues foi uma figura incontornável da arte nacional e a ligação ao FC Porto conhece-se em vários momentos.

A mais notável das obras será mesmo o dragão de três cabeças, esculpido em prata, que visou assinalar a conquista do primeiro tricampeonato do FC Porto. Cada uma das cabeças do dragão simbolizada um dos títulos das épocas 1994/95, 1995/96 e 1996/97.



Ágata Rodrigues, filha do escultor falecido em 2016, salientou a importância de a iniciativa “Histórias da Cidade” ter chegado, também à Fundação Escultor José Rodrigues.

“Permitiu relembrar o Escultor José Rodrigues junto das iniciativas do FC Porto. É de salientar que, entre 1971 e 2003, o Escultor produziu para o FC Porto um Troféu, 4 medalhas e uma chávena serigrafada. Desta forma é evidenciada a obra artística que caracterizou o seu percurso em toda a Invicta”, comenta.

Uma das medalhas a que se refere destacou Afonso Pinto de Magalhães, antigo presidente do FC Porto, em 1971. Mas em 1993, ano do centenário do FC Porto, também produziu uma medalha comemorativa da efeméride.



A Fábrica Social – Fundação Escultor José Rodrigues preserva e partilha o legado do Mestre e é essencial para a compreensão de um autor obrigatório na arte portuguesa dos séculos XX e XXI.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivoli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante

13. Estação de São Bento

14. Jardins do Palácio de Cristal

15. Museu do Carro Elétrico

16. Petúlia» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181018-pt-o-dragao-de-tres-cabecas-de-jose-rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover