16/10/18

F.C. do Porto Museu - A 25 de abril de 1952 entrou em funcionamento a Linha 15, a ligar a Rua de Santa Catarina e a Praça da Batalha à Avenida Fernão de Magalhães.



«O '15' PARA AS ANTAS QUE FEZ O PORTO CRESCER A ORIENTE
16 DE OUTUBRO DE 2018 14:30

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta.

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

15. Museu do Carro Elétrico 

No início de 1952 era ainda impossível chegar à Avenida Fernão de Magalhães, no Porto, com recurso ao elétrico, um dos meios de transporte citadinos privilegiados pela população da cidade.

Foi a construção do Estádio das Antas que levou a rede de serviços a crescer para oriente. A 25 de abril de 1952 entrou em funcionamento a Linha 15, a ligar a Rua de Santa Catarina e a Praça da Batalha à Avenida Fernão de Magalhães. Um mês depois, era inaugurado o Estádio e o FC Porto mudava-se de armas e bagagens para aquela zona da cidade, sem nunca perder as ligações antigas.

Além do serviço à população, o carro elétrico também serviu o FC Porto como meio de divulgação. O clube utilizou, muitas vezes, este veículo para fazer publicidade às suas iniciativas. Hoje, registos fotográficos dos anos de 1960 até à década de 1980 ajudam a descobrir o FC Porto ‘a bordo’ do elétrico.




Quarenta anos depois da inauguração da Linha 15, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto criou o Museu do Carro Elétrico. Abriu ao público em maio de 1992, no local da antiga central termo-elétrica de Massarelos. 

Hoje em dia, para vir para o Estádio do Dragão, o Metro e os autocarros são os transportes públicos coletivos de eleição, mas as recordações do '15' para as Antas e as antevisões e rescaldos feitos a bordo preenchem a memória de muitos.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivolli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante

13. Estação de São Bento

14. Jardins do Palácio de Cristal» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181016-pt-o-15-para-as-antas-que-fez-o-porto-crescer-a-oriente

Sem comentários:

Enviar um comentário