10/10/18

F.C. do Porto Museu - Na verdade, António Nicolau d’Almeida, fundador do FC Porto, era também, em 1893, quando o clube nasceu, sócio do Real Velo Club do Porto, onde praticava velocipedismo.



«COMO O CICLISMO LIGA O FC PORTO AO MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

9. Museu Nacional Soares dos Reis

No início era o futebol. Mas não só.

O ecletismo do FC Porto não merece sequer discussão, desde a sua origem aos dias que correm. Um clube virado para o desporto, com o futebol no centro, mas muitas outras modalidades em paralelo. O ciclismo foi das primeiras.

Na verdade, António Nicolau d’Almeida, fundador do FC Porto, era também, em 1893, quando o clube nasceu, sócio do Real Velo Club do Porto, onde praticava velocipedismo. É aqui que a história chega ao atual Museu Nacional Soares dos Reis. Na altura, era o Paço Real do Porto e foi nas traseiras do edifício que foi instalado o Velódromo Rainha Dona Amélia, onde a paixão pelas duas rodas poderia ser exponenciada.

O FC Porto também se associou logo ao ciclismo. Várias provas de bicicleta foram organizadas no início do século XX e, em 1928, nasceu uma Secção de Ciclismo. Nesta modalidade, o FC Porto é o clube com maior sucesso na principal prova ciclista nacional, a Volta a Portugal em Bicicleta, que este ano voltou a conquistar. São 15 conquistas individuais e 16 coletivas.

Assim sendo, o objeto escolhido para estar em exposição no Museu Nacional Soares dos Reis tinha de passar, obrigatoriamente, pelo ciclismo. Trata-se de uma bicicleta da década de 60, que pertenceu a José Pacheco que, em 1962, ao serviço do FC Porto, venceu a Volta a Portugal.

Mas também o futebol do FC Porto tem ligações a este local. Foi no Museu Nacional Soares dos Reis, enquanto Paço Real do Porto, que o rei D. Carlos, em 1984, se instalou quando visitou a cidade para assistir ao duelo entre o FC Porto e o Club Lisbonense, um jogo largamente documentado como uma das primeiras partidas por um troféu a disputar-se em solo português.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivolli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181010-pt-como-o-ciclismo-liga-o-fc-porto-ao-museu-nacional-soares-dos-reis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover