14/10/18

F.C. do Porto Museu - A Estação de São Bento foi ponto de partidas e de chegadas de campeões do FC Porto em várias modalidades, sobretudo na primeira metade do século XX.



«O COMBOIO DAS CONQUISTAS PARAVA EM SÃO BENTO
14 DE OUTUBRO DE 2018 14:00

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta.

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

13. Estação de São Bento

Encontro na estação e partida de comboio rumo ao jogo. Se hoje em dia parece algo impossível de acontecer, embora ainda neste século o FC Porto tenha utilizado o comboio numa deslocação a Alvalade, por exemplo, tempos houve em que era prática rotineira.

Inaugurada em 1916, a Estação de São Bento era o ponto de partida e de chegada dos jogadores para as deslocações que as primeiras provas futebolísticas de índole nacional exigiam.


A Estação de São Bento foi ponto de partidas e de chegadas de campeões do FC Porto em várias modalidades, sobretudo na primeira metade do século XX. Já em 1966, a equipa sub-19 de futebol do clube também foi engolida por uma multidão de adeptos nesta estação, depois de vencer o FC Barcelona na final do Torneio de Limoges (França).  

De facto, o comboio foi o meio de transporte privilegiado pelo FC Porto nas suas deslocações durante a primeira metade da sua vida. E logo desde muito cedo. Em 1909, o FC Porto visitou a cidade de Vigo, onde foi defrontar o Real Fortuna, numa partida amigável. Foi a primeira deslocação ao estrangeiro do clube, numa comitiva de 40 pessoas, entre jogadores e adeptos que viajaram de comboio.

Também o Rei D. Carlos usou o comboio em 1894 na sua deslocação ao Porto para assistir ao jogo contra o Club Lisbonense, realizado por iniciativa de António Nicolau d’Almeida, fundador do FC Porto. Na ocasião, o ponto de chegada foi a Estação de Campanhã.

Até às últimas décadas do século XX, o comboio foi, assim, parceiro essencial nas caminhadas do FC Porto. A São Bento chegaram muitas histórias, alegrias e troféus. Sempre pintadas a azul e branco. 

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivolli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante» in 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover