26/10/18

F.C. do Porto Museu - O atual presidente da Associação, Lourenço Pinto, além de membro do Conselho Superior do FC Porto, foi galardoado com o Dragão de Ouro para Sócio do Ano da época 2012/13.



«A VIAGEM PELA HISTÓRIA TERMINA NA AF PORTO
25 DE OUTUBRO DE 2018 15:00

“Histórias na Cidade”: o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

23. Associação de Futebol do Porto

A Associação de Futebol (AF) do Porto é o ponto de chegada do Roteiro. Criada em 1912, teve no FC Porto um dos seus sócios fundadores. Aliás, a sua génese advém mesmo de uma reunião realizada na sede do clube, na atual Rua Antero de Quental, juntamente com o Leixões SC.

O FC Porto estava em crescimento desde o seu ressurgimento, seis anos antes, e a expansão do fenómeno futebolístico na cidade “obrigava” a uma melhor organização. Com a AF Porto surgiram os Campeonatos Regionais de futebol na cidade e no distrito. Na primeira metade do século XX, estas provas oficiais rivalizavam em importância com as competições de âmbito nacional.

Aliás, o FC Porto, pelo menos, nunca as descurou, pois claro. Entre 1915 e 1947, venceu 30 Campeonatos Regionais, 21 dos quais consecutivos.

O atual presidente da Associação, Lourenço Pinto, além de membro do Conselho Superior do FC Porto, foi galardoado com o Dragão de Ouro para Sócio do Ano da época 2012/13. Bem antes disso, Adriano Pinto, um dos mais carismáticos presidentes da Direção da Associação, também ele sócio do FC Porto, recebeu o mais alto galardão do clube, o Dragão de Ouro – Honra, na época de 1988-1989, sendo depois eleito Sócio Honorário do clube em 1997.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivoli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante

13. Estação de São Bento

14. Jardins do Palácio de Cristal

15. Museu do Carro Elétrico

16. Petúlia

17. Fundação Escultor José Rodrigues

18. Teatro Nacional São João

19. Museu Militar do Porto

20. Piscinas de Campanhã

21. Museu Nacional da Imprensa

22. Cemitério de Agramonte» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181025-pt-a-viagem-pela-historia-termina-na-af-porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover