15/10/18

F.C. do Porto Museu - Esse foi, como se sabe, o outro clube de António Nicolau d’Almeida, o comerciante de Vinho do Porto que amava o desporto, em especial o futebol e as bicicletas.



«OS JARDINS QUE INSPIRAVAM O FUNDADOR E SERVIRAM DE MUSEU AO FC PORTO
15 DE OUTUBRO DE 2018 14:19

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta.

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

14. Jardins do Palácio de Cristal

Em 1893, os Jardins do Palácio de Cristal eram local de paragem constante para António Nicolau d’Almeida. O fundador do FC Porto frequentava este parque, onde nasceu e foi instalado, no mesmo ano, o Real Velo Club, dedicado ao ciclismo. Esse foi, como se sabe, o outro clube de António Nicolau d’Almeida, o comerciante de Vinho do Porto que amava o desporto, em especial o futebol e as bicicletas.

Quando fundou o FC Porto, Nicolau d’Almeida era já também sócio e membro fundador do Real Velo Clube. Foi, por isso, dos Jardins do Palácio de Cristal que o FC Porto partiu para se espalhar pela cidade, pelo país e pelo mundo, sem nunca esquecer, no fundo, este ponto tão importante.

Na época de 1960/61, por exemplo, o FC Porto transferiu uma parte dos seus troféus para os Jardins do Palácio de Cristal, onde existia a Feira Popular. Um pequeno museu do clube foi instalado no espaço, aproximando mais a história do público. Já antes, de resto, entre as várias iniciativas de angariação de fundos para a construção do Estádio das Antas, o FC Porto explorou um espaço de diversão nos Jardins, em 1951.

Mais recentemente, para muitos dos que não puderam viajar até Viena para assistir à final da Taça dos Campeões Europeus de 1987, os Jardins do Palácio de Cristal serviram de ponto de encontro, para assistir ao jogo pela TV, na Concha Acústica. E também ali se vibrou com o calcanhar de Madjer, o golo de Juary e o primeiro título internacional do FC Porto.


No espaço existe, ainda, o mítico Pavilhão Rosa Mota, que também está ligado à história do FC Porto, sobretudo através da Secção de Basquetebol. A emblemática arena foi casa emprestada do FC Porto entre o final da década de 1960 e o princípio dos anos de 1970 e, mais tarde, ao longo da década de 1990 até ao ano de 2001. Campeões e grandes figuras do basquetebol do FC Porto jogaram ali.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivolli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante

13. Estação de São Bento» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181015-pt-os-jardins-que-inspiravam-o-fundador-e-serviram-de-museu-ao-fc-porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover