17/10/18

F.C. do Porto Museu - Foi há praticamente 47 anos que a Confeitaria Petúlia abriu pela primeira vez as portas, numa onda de modernização de cafés e salões de chã no centro do Porto.



«SE AS PAREDES DA PETÚLIA FALASSEM, HAVERIA MUITO FC PORTO PARA OUVIR
17 DE OUTUBRO DE 2018 14:13

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

16. Petúlia

Foi há praticamente 47 anos que a Confeitaria Petúlia abriu pela primeira vez as portas, numa onda de modernização de cafés e salões de chã no centro do Porto. Propriedade de Ilídio Pinto, ao longo de décadas dirigente do FC Porto, tornou-se espaço de referência entre a elite portuense e ponto de paragem obrigatório para várias personalidades do universo azul e branco.

“Por aqui passavam frequentemente o Presidente Pinto da Costa, José Maria Pedroto, António Morais, Hernâni Carvalho, Álvaro Pinto e jogadores como o António Oliveira, Fernando Gomes, Lima Pereira”, explica Eurico Pinto, filho de Ilídio Pinto, e hoje membro da Direção do FC Porto.

Tal como o pai, Eurico Pinto é responsável pelo Hóquei em Patins portista, seguindo as pisadas daquele que ficou conhecido como o “senhor Hóquei” na história do FC Porto. Com Ilídio Pinto, o clube alcançou a glória dentro e fora de portas: Taças dos Campeões Europeus, Taças das Taças, Taças CERS, Supertaça Europeias, Campeonatos nacionais, Taças de Portugal, Supertaças de Portugal fazem parte da coleção iniciada com a Taça das Taças de 1981-1982.

Eurico Pinto não tem dúvidas, de resto, que “é impossível dissociar o nome do FC Porto ao da Confeitaria Petúlia”.

“Se estas paredes falassem haveria muitas histórias para contar. Não digo que tenham sido feitos aqui contratos, mas no tempo em que o clube era gerido de outra forma, nada a ver com os dias de hoje, tenho a certeza que muitas decisões foram tomadas aqui dentro”, destaca.

Os tempos são outros, o clube profissionalizou-se, as decisões afastaram-se da Petúlia e até os jogadores têm outras preferências. “É muito mais raro virem cá hoje em dia, mas antigamente passava por aqui muita gente do desporto e temos o orgulho de ainda termos clientes do dia de abertura, que está quase a fazer 47 anos”, termina Eurico Pinto.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivoli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante

13. Estação de São Bento

14. Jardins do Palácio de Cristal

15. Museu do Carro Elétrico» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181017-pt-se-as-paredes-da-petulia-falassem-haveria-muito-fc-porto-para-ouvir

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover