21/10/18

F.C. do Porto Museu - A história do FC Porto, por ser transversal a todo o século XX, atravessou dois períodos de Guerra Mundial, embora só num, entre 1914 e 1918, Portugal tenha tido interferência direta no conflito.



«O PRESIDENTE E OS ATLETAS DO FC PORTO NA I GUERRA MUNDIAL
20 DE OUTUBRO DE 2018 14:00

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 23 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

19. Museu Militar do Porto

A história do FC Porto, por ser transversal a todo o século XX, atravessou dois períodos de Guerra Mundial, embora só num, entre 1914 e 1918, Portugal tenha tido interferência direta no conflito. E no contingente militar encontraram-se muitas ligações ao FC Porto.

Desde logo Eurico Brites, oficial de Infantaria no Exército português, viria a tornar-se o 10.º Presidente da história do FC Porto, em 1922. No seu mandato, embora curto, registaram-se passagens marcantes, como a conquista do Campeonato de Portugal de 1921/22, a primeira prova oficial realizada em Portugal a nível nacional, ou a Assembleia-Geral em que foi decidido colocar no emblema do clube as armas da cidade sobre a bola azul já existente.

Além de um futuro presidente, também ex-jogadores do FC Porto participaram no conflito. Vidal Pinheiro, que era capitão de equipa quando partiu, foi um dos portugueses que perdeu a vida em La Lys (França). Harrison (na foto abaixo), um dos vários britânicos que integraram os primeiros plantéis do FC Porto, também combateu junto do exército escocês, tendo sobrevivido à Guerra, como aconteceu com Floriano Pereira.



A história do FC Porto, de resto, tem várias outras ligações militares. Além de Eurico Brites, mais três presidentes tiveram carreira nas Forças Armadas como oficiais de diferentes Armas do Exército: Júlio Garcez de Lencastre (Infantaria), Afonso Themudo (Cavalaria) e Augusto Sequeira (Artilharia).

É da ligação às Forças Armadas, também, que o Tiro Desportivo ganhou expressão no FC Porto no final da década de 20, pois vários sócios eram militares. E mais tarde, durante a Guerra Colonia, não raras vezes ‘O Porto’, antigo jornal do clube, levava as últimas do clube às tropas portuguesas mobilizadas em África.



Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivoli

5. Livraria Lello

6. Universidade do Porto

7. Torre dos Clérigos

8. Centro Português de Fotografia

9. Museu Nacional Soares dos Reis

10. Coliseu do Porto AGEAS

11. Constituição Park

12. Casa do Infante

13. Estação de São Bento

14. Jardins do Palácio de Cristal

15. Museu do Carro Elétrico

16. Petúlia

17. Fundação Escultor José Rodrigues

18. Teatro Nacional São João» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181020-pt-o-presidente-e-os-atletas-do-fc-porto-na-i-guerra-mundial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover