05/10/18

F.C. do Porto Museu - Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 24 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro.



«SABIAS QUE "AMORES DE ESTUDANTE" FOI ESCRITO POR UM PRESIDENTE DO FC PORTO?
5 DE OUTUBRO DE 2018 13:50

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 24 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

6. Universidade do Porto

“São como as rosas d'um dia,
Os amores de um estudante
Que o vento logo levou
Pétalas emurchecidas
Deixam no ar um perfume,
De um sonho que se sonhou.”

Começa assim uma das músicas que se tornou um hino para gerações e gerações de estudantes universitários no Porto. Chama-se “Amores de Estudante”, a música foi composta por Aureliano da Fonseca e a letra é...de um antigo presidente do FC Porto.

Paulo Pombo liderou os destinos do clube entre 1957 e 1959, depois de se ter licenciado em Ciências Matemáticas na Universidade do Porto (UP). A letra foi escrita vinte anos antes de tomar posse como presidente, quando ainda era estudante na UP e ajudou a refundar o Orfeão Académico da Universidade do Porto.




De resto, Paulo Pombo, falecido em 1991, não é o único antigo presidente do FC Porto a ter feito a sua licenciatura na Academia portuense. Os médicos Urgel Horta, José Moreira de Sousa ou Augusto Pires de Lima fizeram o mesmo. Outros antigos estudantes passaram, também, pelos órgãos sociais do FC Porto, como os engenheiros Belmiro de Azevedo e Adolfo Roque.

Na memória de ambas as instituições estão ainda o arquiteto Alcino Soutinho, o pintor Júlio Resende e os escultores Alberto Carneiro, Charters de Almeida e José Rodrigues.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

4. Teatro Rivolli

5. Livraria Lello» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181005-pt-sabias-que-amores-de-estudante-foi-escrito-por-um-presidente-do-fc-porto


José Afonso - "Amor de Estudante"

Sem comentários:

Enviar um comentário