25/06/18

Concelho de Felgueiras - Muito curiosa esta "Casa da Cobra" na Cidade da Lixa que já foi uma importante "Casa de Pasto" da "Estrada Real"...




«Lixa e o seu passado

Não se conhece bem a origem da palavra “Lixa”. Maurício Antonino Fernandes, refutando os que anotam, defende que a palavra derivará, por corrupção, de “Lisa”, e muito concretamente de “Serra Lisa”, como seria chamado antigamente o terreno elevado, mas plano, que principiava na Cerdeira das Ervas e acabava no Alto da Lixa. Nesta linha condutora, o termo Lixa significa fonte, nascente, e até estância termal. Recorrendo ao filósofo francês Junet, ao estudar o vocábulo “Luxeil” no seu “Dictionnaire Étymologique Latin”, o mais conceituado historiador das coisas de Felgueiras, sustenta que Lixa é proveniente de “Luxae” ou “Luxovium”, “termos celtas que não só significam fonte, nascente, mas ainda divindade ligada ao culto das águas e das estâncias termais”.

As primeiras, e modestas edificações da Lixa, surgiram na forma ou consequência de uma pequena rua, Rua Velha ou Rua da Lixa, próximas da Capela de Santo António. Tais edificações foram-se progressivamente alargando mais para sul, prolongando-se para além do minúsculo largo da Cruz, actual Largo 1 de Abril, nome que lhe advinha do facto de aí se cruzarem a Rua Velha, com o seu Casario, e a estrada vinda da nascente das terras de Basto. Esta última subia ao Ladário até à estrada vinda do Litoral e Poente e terras de Penafiel, ligando-se a poucas centenas de metros do S. Gens à estrada que ligava o Minho a Trás-os-Montes — via essa já referida anteriormente. Já nas últimas décadas do séc. XIX, com a construção da estrada real da Lixa à Ponte de Lima e consequente cruzamento no Alto da Lixa, a Lixa passou a ser o fulcro central rodoviário de todas as vilas e cidades dessas províncias administrativas.

Depois da Rua Nova (ou Nova Rua) e a seguir ao Poeiro, fizeram-se as edificações da Cruz (Largo) e ao longo de toda a ala nascente da estrada até ao Ladário, sendo, atualmente, poucas as casas ainda existentes.

Entretanto, e para Poente dessa mesma via, estendiam-se os montes com pronunciada ladeira de abaixamento até à igreja de Vila Cova da Lixa. Templo dedicado ao divino salvador, a actual igreja paroquial de Vila Cova da Lixa não é aquela que primeiro foi construída na freguesia. O templo que hoje existe, e que aproveitou do primitivo a Capela-Mor e a porta lateral de entrada, data do séc. XVIII, precisamente do ano de 1718. Antes desta igreja existiu uma outra que terá sido construída no ano de 1200 (aproximadamente), já que, como está escrito, essa primitiva igreja foi sagrada em 1238.

Também do lado poente, foram construídas muitas casas, algumas das quais remontam ao séc. XVIII e XIX.

Nos montes que ladeavam a estrada fizeram-se as primeiras feiras da Lixa — feiras essas criadas pela Junta Geral Distrito, em Março de 1871, chegando o Campo da Feira a apelidar-se de “Barão da Vitória”, numa homenagem ao General Torres, liberalista que muito se notabilizou quer no cerco do Porto, quer ao comando das tropas de D. Pedro que venceram a batalha travada na Lixa a 2 de Abril de 1834. Entretanto, nos primeiros tempos, as feiras realizaram-se no largo da Cruz e mesmo dentro dos muros da Casa do Terreiro, cujo proprietário as autorizava. Devido à importância das feiras, e à consequente atracção que elas constituíam os montes foram-se povoando, salpicando-se aqui e além com novas casas que, já nesse tempo, vistas de longe, davam à urbe “uma majestosa visão de casinhas, em linha horizontal, a confundir-se no alto com o céu azul, e esbranquiçado.”

A estrada real que atravessou os montes da feira deu, por isso, origem a um importante surto de desenvolvimento da povoação da Lixa, dela saindo a sua primeira urbanização.

Nem todos, mas certamente que alguns dos feirantes desses tempos (mas também muitos de décadas menos recuadas) não deixavam, nas suas vindas à Lixa, de provar os “biscoitos da Brígida”, de se deliciarem com cabrito e arroz do forno servido em travessas e em alguidares de barro, ou com as “tripas à moda do Porto”, iguarias que constavam dos cardápios de “Casas de pasto” tão conhecidas como foram as do “Barria” e do “Ferrador”, o “Antoninho do Rosso” ou da “Cobra”, do Idílio Lima ou do “Cantinho da Alegria”...

O decreto da elevação da população da Lixa, à categoria de Vila foi aprovado na reunião do Concelho de Ministros realizada no dia 8 de Março de 1833.

O Dr. António Cerqueira Magro, nascido a dois passos de Borba de Godim, adquiriu, por volta do ano de 1900, a mata de Seixoso e, aí construiu um sanatório. Porém, em 1904, parte desse grandioso edifício foi devorado por um violento incêndio. Todavia, Dr. Cerqueira Magro reconstruiu o prédio mas com outro fim: estância de repouso.

Dado a grande afluência de visitantes e porque os meios de transporte eram raros, o Dr. Cerqueira Magro, com a colaboração do Dr. Eduardo de Freitas e outro “ricaços” de Penafiel, Felgueiras e Lousada, e, ainda com a ajuda da Casa de Câmbio Coimbra e Irmão, do Porto, ligaram Penafiel à Lixa pelo caminho-de-ferro passando por Lousada, Unhão, Longra e Felgueiras. Mas esse privilégio durou apenas 8 ou 9 anos, pois, em 1922 ou 1923, a Joaninha — como então chamavam ao comboio de Penafiel à Lixa — deixou de transitar.

Mas, felizmente, os automóveis começaram a aparecer mais amiúde, nas estradas portuguesas. O Seixoso começou a ser mais frequentado, mas só até 1940, altura em que fechou, como estância de repouso.

Hoje esse magnífico edifício, rodeado de grandes eucaliptos e pinheiros é ocupado pelos seus proprietários, os netos do Dr. A. Cerqueira Magro, D. Maria Elisa F. C. Magro e seu irmão, o Prof. Dr. Cerqueira Magro.

É, ainda, importante referir a belíssima água, quase medicinal, que brota da Fonte de Juvêncio. Esta água já foi comercializada, como qualquer outra água medicinal. E também as Reminiscências de uma batalha travada aqui, por D. Miguel e D. Pedro.

Entre as terras que deixaram o seu nome ligado às lutas praticadas entre liberais e realistas, encontra-se a Vila da Lixa. É que foi aqui, num espaço compreendido entre a Capela (hoje) de Nossa Senhora das Vitórias e a (demolida em Abril 1970) Capela da Franqueira que a 2 de Abril de 1834 se travou um combate entre os exércitos do rei D. Miguel e do (ex) rei D. Pedro IV.

Como tudo aconteceu

“Foi em 2 de Abril de 1834 entre as tropas do brigadeiro José Cardoso, com gente que trouxe de Oliveira de Azeméis, reunindo-se-lhes outros contingentes que estavam em Baltar e o resto da força desbaratada há pouco em Santo Tirso e os liberais, que partiram de Guimarães, comandados pelo Barão do Pico do Celeiro. O General esperou estes no Ladário da Lixa, de onde a vista se dilata até aos montes da Penha e Paçô, que ficam a sul da cidade.”

Após a batalha, o culto a Senhora da Vitória

A batalha travada na Lixa fez naturalmente muitos mortos. Parte deles foram sepultados na Igreja de Borba de Godim — os de D. Miguel dentro da Igreja, os de D. Pedro cá fora. É que as preferências do clero, assim como as de muitos habitantes na Lixa, elementos da Nobreza ou do Povo, iam para o senhor D. Miguel — que receberam uma autêntica humilhação...

Os liberais da Lixa (que eram poucos), a partir daí começaram a chamar a uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, venerada numa Capelinha que existiu ao lado da atual da Senhora das Vitórias. Promovem, atualmente, à Senhora das Vitórias festas que se conhecem em cada Setembro. Anteriormente à realização de tais festas já se efetuava na Lixa, na primeira segunda-feira do nono mês do ano, a Feira das Uvas.» in https://borba-de-godim.webnode.pt/historias-da-freguesia/lixa-e-o-seu-passado/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover