01/06/18

Religião - O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.



«Corpo de Deus FERIADO  

O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira, e em 2018 acontecerá a 31 de maio.

A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes (50 dias após a Páscoa) e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho.

Origem da celebração
Desde o século XIII essa celebração acontece por ocasião das visões de uma freira. Na altura, Deus apareceu à ela e demostrou seu desejo de comemorar a Eucaristia. A partir disso, a data foi oficialmente instituída pelo Papa Urbano IV (1195-1255) em 8 de setembro de 1264. Aos poucos, outras cidades europeias adotaram a celebração.

Significado do Corpo de Deus
Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa. O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Feriado do Corpo de Deus
O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que este feriado religioso de tradições católicas seria eliminado. Assim, a partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, entretanto, em 2016, voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.

Tradição de Corpo de Deus em Portugal
Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.

Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.» in https://www.calendarr.com/portugal/corpo-de-deus/


(O que é Corpus Christi?)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover