13/03/17

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 85 vs Illabium 53 - Depois do triunfo no clássico de sábado, o FC Porto venceu na tarde deste domingo, no Dragão Caixa, o Illiabum, desforrando assim a derrota frente à formação de Ílhavo que ditou o afastamento da Taça de Portugal.



«TRIUNFO SOBRE O ILLIABUM ENCERRA FIM DE SEMANA PERFEITO

FC Porto venceu no Dragão Caixa a equipa de Ílhavo, por 85-53.

Depois do triunfo no clássico de sábado, o FC Porto venceu na tarde deste domingo, no Dragão Caixa, o Illiabum, desforrando assim a derrota frente à formação de Ílhavo que ditou o afastamento da Taça de Portugal. O triunfo na partida da terceira jornada da segunda fase, por claros 85-53, permite aos Dragões continuarem confortáveis na liderança da tabela, com dois pontos de vantagem sobre Benfica e Oliveirense.

A primeira metade da partida foi pautada pelo equilíbrio, com duas fases bem distintas. Começou melhor a formação portista, chegando aos parciais de 8-1 e 14-6 sensivelmente a meio do período inicial. Foi aí que “acordou” a formação visitante, que, contando também com uma fase de menos acerto do ataque azul e branco, que esteve mais de cinco minutos sem acertar no cesto, diminuiu o fosso, para terminar o com 14-12 os primeiros 10 minutos do jogo. O mau momento da equipa da casa arrastou-se até ao minutos iniciais do segundo quarto, altura em que a formação visitante aproveitou para liderar o marcador pela primeira e única vez em todo o encontro.

Três minutos e 33 segundos foi o tempo que os portistas estiveram por baixo na partida, até descolarem definitivamente no marcador. O segundo período terminou com o dobro da vantagem do primeiro (19-15), com o resultado a indicar um 33-27 favorável aos campeões nacionais.

Após o intervalo, o Illiabum praticamente desapareceu da partida, o que, aliado a uma melhoria evidente dos portistas, que tiveram o mérito de conseguir elevar a fasquia no momento certo, deixou o jogo muito favorável. Aos 28 pontos conseguidos no terceiro período, a equipa forasteira respondeu apenas com 10, o que fez do quarto período uma mera formalidade. A vantagem dos Dragões à entrada para os últimos 10 minutos era de 24 pontos.

Mas nem por isso o ritmo baixou. Além da gestão habitual do plantel, Moncho López foi sempre exigindo mais de quem esteve em campo e a vantagem foi-se alargando. A diferença máxima, de 32 pontos, registou-se a meio do período final, com o resultado a ficar fixado em 85-53. Num jogo em que todos os jogadores que entraram somaram pontos, destaque para os 13 conseguidos por Miguel Queiroz e Jeff Xavier.

Terminada a dupla jornada do fim de semana, os Dragões continuam líderes do campeonato, competição para a qual voltam a competir a 18 de março, dia para o qual está agendada uma sempre difícil deslocação ao pavilhão do Vitória de Guimarães.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ILLIABUM, 85-53
Liga Portuguesa de Basquetebol, fase 2, 3.ª jornada
12 de março de 2017
Dragão Caixa, Porto

Árbitros: Carlos Santos, Diogo Morais e Pedro Coelho​

FC PORTO: André Bessa (7), Sasa Borovnjak (6), José Silva (10), Nick Washburn (10) e Jeff Xavier (13)
Jogaram ainda: Miguel Queiroz (cap.) (13), Vladyslav Voytso (2), Brad Tinsley (10), João Grosso (4), Miguel Miranda (6), Pedro Bastos (2) e João Galina (2)
Treinador: Moncho López

ILLIABUM: Augusto Sobrinho (9), Rafael Wildner (18), João Figueiredo (1), Nikola Tadic (5) e Carlos Cardoso (9)
Jogaram ainda: Reis (2), Marcos Valente, João Ribeiro (4) e José Miranda (5)
Treinador: Ricardo Vasconselos

Ao intervalo: 33-27
Parciais: 14-12, 19-15, 28-10, 24-16» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/fcp-illiabum-2af-3jor-1617.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover