15/03/17

Amarante Acidentes - O Tribunal de Penafiel pronunciou três cidadãos e uma empresa por crimes de infração às regras de construção no caso da derrocada de um viaduto do IP4, em 2010, em Amarante, que provocou um morto.



«Três pessoas e uma empresa julgados por derrocada de viaduto em Amarante

O Tribunal de Penafiel pronunciou três cidadãos e uma empresa por crimes de infração às regras de construção no caso da derrocada de um viaduto do IP4, em 2010, em Amarante, que provocou um morto.

Segundo informação revelada esta terça-feira na página da Internet da Procuradoria-Geral Distrital do Porto do Ministério Público, que cita os termos da acusação, "a queda do viaduto ficou a dever-se ao colapso da estrutura do cimbre que sustentava a cofragem, por via da sua fragilidade e da sua incapacidade para suportar o peso do material que lhe estava a ser colocado em cima no decurso da betonagem".

Para o Ministério Público, "esta insuficiência da estrutura teve na sua origem na falta de rigor técnico, quer na elaboração do projeto do cimbre, quer nas sucessivas fiscalizações técnicas a que foi sujeito".

O acidente ocorreu no viaduto do Nó de Geraldes, no dia 10 de março de 2010, quando decorria a operação de betonagem do tabuleiro.

A derrocada da infraestrutura causou ferimentos em oito pessoas, todos trabalhadores envolvidos na operação de betonagem, e a morte de outra que seguia num automóvel no IP4 e que ficou sob os escombros.

Os demais arguidos, que tinham sido responsáveis pela fiscalização, aprovação, controlo do projeto e a sua execução, não foram pronunciados pelo tribunal.» in http://www.jn.pt/justica/interior/tres-pessoas-e-uma-empresa-julgados-por-derrocada-de-viaduto-em-amarante-5724604.html#ixzz4bNUWrxUF 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover