22/03/17

Ambiente e Ecologia - "CLIMA Expo 360º" é uma exposição que chega ao Alentejo para mostrar realidade e apontar pistas para mitigar o impacto das alterações climáticas.



«Dúvidas? Não. A Terra está mesmo a aquecer

"CLIMA Expo 360º" é uma exposição que chega ao Alentejo para mostrar realidade e apontar pistas para mitigar o impacto das alterações climáticas.

As alterações climáticas causadas pelas emissões de gases com efeito de estufa resultante das actividades humanas é o tema que dá mote à exposição "CLIMA Expo 360º", uma criação original de Universcience – Sience Actualités (Paris).

Depois de percorrer diversos países, chegou a Portugal em versão bilingue português-francês e está patente em Évora, por iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Compreender o sistema climático através das últimas observações, simulações e análises de vários cientistas é um dos objectivos da exposição que quer deixar, também, um alerta para a importância da mobilidade sustentável, da economia de baixo carbono e para os impactos sociais das alterações climáticas.

“Não é preciso ser-se especialista em alterações climáticas para se perceber que algo está a mudar no nosso clima”, diz à Renascença o director regional do Alentejo da APA, André Matoso.

“É importante que as pessoas possam ver pormenores daquilo que se ouve falar e aprofundar mais alguns aspectos”, acrescenta.

“O que acontece nos mares, o que acontece nas florestas, o que acontece noutros pontos do mundo, os possíveis porquês, o que fazer para nos adaptarmos, para tentarmos combater este fenómeno”, questões que encontram resposta na exposição patente até ao início de Abril no espaço expositivo da CCDR, em Évora.

A exposição, que inclui também informação específica sobre o caso português, está disposta em torno de quatro vertentes: o aquecimento global – diagnóstico e impactos; as causas do aquecimento global e a responsabilidade humana; os cenários de emissões de gases com efeito de estufa e a evolução do clima; o planeta à procura de soluções para o desafio climático.

“Não é preciso ter habilitações académicas para aferir que o clima está a mudar”, insiste André Matoso.

“Na semana passada, ainda Inverno, num dia, registámos no Alentejo, 28 graus. Isto só por si não diz muito. É um dia, não é anómalo e não significa que estamos em processo de alterações climáticas”, adianta. Porém, prossegue, “depois de olharmos para o ano passado que foi o ano mais quente desde que há registo, e o de 2015 já tinha sido o anteriormente mais quente, então já estamos perante registos factuais de que do ponto de vista da temperatura isso está a acontecer”.

Para este responsável da APA, há matéria suficiente para inquietar as pessoas e alertá-las para a necessidade de mudar comportamentos.

“Não vale a pena culpar apenas os outros. O futuro do planeta está também nas nossas mãos”, alerta. “A forma como tomamos banho, como regamos o quintal, entre muitas outras coisas. São pequenos gestos, que podem fazer a diferença, reflectindo-se em nosso benefício e em benefício das próximas gerações”, diz André Matoso.

A "CLIMA Expo 360º" dá conta da influência que tem o impacto da intervenção humana na perturbação do sistema climático, mas aponta, também, pistas sobre o tipo de estratégias que podem ajudar a reduzir emissões, de forma a mitigar os riscos, bem como a uma melhor adaptaão aos impactos que são já irreversíveis.» in http://rr.sapo.pt/noticia/78933/duvidas_nao_a_terra_esta_mesmo_a_aquecer?utm_source=rss


«Climat, l'expo à 360°»


(Casablanca abrite l'expo climat à 360°)


(Exposition: Le Climat à 360°)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover