10/03/17

Desporto Futebol - Quando Sergi Roberto marcou o golo que valeu a classificação do Barcelona para os quartos-de-final da Liga dos Campeões a terra abanou.



«Sergi marcou e a terra abanou. O sexto golo do Barcelona frente ao PSG causou um pequeno sismo 

É um caso insólito. Quando Sergi Roberto marcou o golo que valeu a classificação do Barcelona para os quartos-de-final da Liga dos Campeões a terra abanou.

Já passava dos 90 minutos do tempo regulamentar. O Barcelona atacava e precisava de um golo para passar à próxima fase da Liga dos Campeões e consumar uma reviravolta histórica. Aos cinco minutos de tempo extra, Neymar olhou para a área e cruzou para a zona da marca de penálti onde apareceu o jovem espanhol Sergi Roberto que, na cara de Trapp, não falhou.

Era a 'La Remontada'. Os adeptos saltaram e celebraram um dos golos mais festejados de sempre. Tão celebrado que até fez a terra tremer de um modo pouco comum. Quem conta a história é o El País, que relata que o sismómetro do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), a 500 metro de Camp Nou, casa dos blaugrana, registou “um terramoto minúsculo” no exato momento em que os 100 mil adeptos celebraram o sexto golo dos campeões espanhóis.

“Aprendem-se com as coisas mais estúpidas”, conta o sismólogo Jordi Díaz, que revela ainda que esta é “a maior vibração deste tipo registada até agora” pelo aparelho, adquirido há cinco anos.

Na imagem é possível ver que em todos os golos há uma amplitude do sinal sísmico, considerada normal, mas a apoteose do sexto golo, que valeu a reviravolta ao Barcelona, levou o sinal a valores sem precedentes.

Este não passou, porém, de um sismo minúsculo, sendo por isso muito difícil de calcular a sua magnitude, “é uma vibração que as pessoas não notariam a uma centena de metros, porque se atenua logo”, explica o sismólogo do CSIC.» in http://24.sapo.pt/desporto/artigos/sergi-marcou-e-a-terra-abanou-o-sexto-golo-do-barcelona-frente-ao-psg-causou-um-pequeno-sismo-literalmente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover