11/03/17

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do porto 85 vs S.L. Benfica 74 - A liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol continua a pertencer ao FC Porto ao fim dos 24 jogos até agora disputados – a vantagem é de dois pontos para o trio que partilha a segunda posição da tabela.



«PRIMEIRO LUGAR SEGURO COM VITÓRIA NO CLÁSSICO

FC Porto recebeu e bateu o Benfica (85-74), na segunda jornada da segunda fase da Liga de Basquetebol.

A liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol continua a pertencer ao FC Porto ao fim dos 24 jogos até agora disputados – a vantagem é de dois pontos para o trio que partilha a segunda posição da tabela. A segunda jornada da segunda fase foi fechada esta tarde, no Dragão Caixa, com uma vitória incontestável do FC Porto sobre o Benfica por 85-74 num jogo em que foi claramente mais forte e em que mandou no marcador durante quase todos os 50 minutos. Com 22 pontos, o poste sérvio Sasa Borovnjak sobressaiu por ter sido o mais eficaz dos portistas na hora de lançar ao cesto, mas a verdade é que este foi um triunfo conquistado por uma equipa que coletivamente foi superior ao adversário, sobretudo a nível defensivo.

Este quinto clássico da época entre as duas equipas, como normalmente é lei, começou por ser equilibrado, mas com um claro ascendente dos azuis e brancos que estavam privados do contributo de Ferrán Ventura (a recuperar de lesão), mas contaram com o apoio de muitos adeptos nas bancadas, onde se destacaram as presenças ilustres de Otávio e Alex Telles, jogadores do plantel principal de futebol, e ainda do antigo goleador Jackson Martínez, que se encontra no Porto a recuperar de lesão. Dali viram um FC Porto a entrar por cima e a chegar ao fim do primeiro período com uma vantagem de sete pontos no marcador (20-13), mas viram depois uma reação do Benfica que, com um parcial de 20-16, conseguiu que ao intervalo as distâncias no marcador fossem ligeiramente mais reduzidas (36-31).

Os Dragões chegavam ao fim da primeira parte mais dominadores, com maior eficácia no lançamento de lançamentos de campo e sobretudo com uma intensidade defensiva colocada desde o início do jogo que criou sempre muitos problemas ao ataque dos lisboetas e que o os obrigava, inclusive, a cometer alguns turnovers (17 em todo o jogo contra oito dos portistas).

Nesta altura, Sasa Boronvjank destacava-se entre os azuis e brancos – somava dez pontos -, mas entretanto juntaram-se a ele José Silva (17 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências), Jeff Xavier (13 pontos, 2 ressaltos e 3 assistências) e ainda Nick Washburn (11 pontos, 6 ressaltos e duas assistências) e Brad Tinsley (10 pontos, 2 ressaltos e 5 assistências).

A segunda parte trouxe um FC Porto ainda melhor. Se ao longo de todo a partida foi sempre explorando sempre muito bem o jogo interior – a grande marca desta equipa como sempre defendeu Moncho López -, os campeões nacionais conseguiram juntar-lhe no segundo tempo uma maior eficácia no jogo exterior: se nos primeiros dez minutos não somaram qualquer ponto desde a linha dos três pontos, nos segundos conseguiram 12 pontos. E foi, aliás, graças um triplo de Jeff Xavier que chegaram, pela primeira vez no jogo, aos dez pontos de vantagem perto do fim do terceiro período, que terminou com as duas equipas separadas por oito, após uma boa resposta do adversário.

O último quarto foi apenas o culminar de uma boa exibição dos azuis e brancos, que a três minutos do fim, conseguiram a maior diferença pontual entre as duas equipas durante toda a partida (15 pontos). Estávamos a três minutos de a buzina soar pela última vez, a missão parecia impossível para o Benfica e a 20.ª vitória do FC Porto na Liga confirmou-se mesmo.Porque estamos num fim de semana de jornada dupla, este domingo, às 18h30 (Porto Canal), há novo jogo no Dragão Caixa e o adversário é o Illiabum. Os bilhetes para a partida estão disponíveis nos locais habituais​.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 85-75
Liga Portuguesa de Basquetebol, 2.ª fase, 2.ª jornada
11 de março de 2017
Dragão Caixa

Árbitros: Luís Lopes, Nuno Monteiro e Hugo Antunes

FC Porto: Miguel Queiroz (6), José Silva (17), Brad Tinsley (10), Jeffrey Xavier (13) e Sasa Borovnjak (22)
Jogaram ainda: Vladyslav Voytso, Nick Washburn (11), André Bessa, João Grosso, Miguel Miranda (5) e Pedro Bastos (1)
Treinador: Moncho López

Benfica: Derek Raivio (6), João Soares (10), Tomás Barroso (2), Raven Barber (23) e Damian Hollis (11)
Jogaram ainda: Carlos Morais (5), Mário Fernandes (4), Nuno Oliveira (2), Marko Lancovic e Carlos Andrade (11)
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 36-33
Parciais: 20-13, 16-20, 27-22, 22-19​.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/fcp-slb-lpb-2af-2aj_110317.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover