17/03/17

Amarante Câmara Municipal - Autarquia inaugura balcão móvel de atendimento e passa a ir ao domicílio no caso dos idosos e cidadãos de mobilidade reduzida.



«Em Amarante, é o balcão da câmara que vai a casa dos munícipes

Autarquia inaugura balcão móvel de atendimento e passa a ir ao domicílio no caso dos idosos e cidadãos de mobilidade reduzida.

Maria Luísa Sousa, 68 anos, já estava quase a desistir de pedir a tarifa social da luz depois de três meses a bater a várias portas sem sucesso, quando uma amiga contactou o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Amarante e uma técnica lhe entrou porta dentro. “A doutora veio logo cá a casa e tratou de tudo sem eu precisar de sair, porque tenho dificuldade em andar”, conta Maria Luísa, estreante do balcão móvel que o CIAC lança nesta quarta-feira, dia Mundial do Consumidor, para dar resposta a pessoas com maior necessidade.

“Fiquei muito feliz! Um euro que seja, faz muito jeito! O que já passei para conseguir este milagre: fui à Junta de Freguesia e às Finanças, mas não havia maneira de resolver o problema”, conta Maria Luísa agora de mobilidade mais reduzida, bengala na mão, mas que já andou muito a vender pão porta a porta. “Imagine o que já gastei em táxi a andar de um lado para o outro, várias vezes, e com a pouca reforma que tenho.” Sorridente, Maria Luísa aponta para a técnica responsável pelo CIAC, Rosa Sampaio, e acrescenta: “Se não fosse a doutora, ainda hoje estava sem receber. Agora está a ajudar-me a ver se consigo a tarifa social da água”. Ao lado, a técnica Rosa Sampaio explica que o seu “papel também passa muito por saber encaminhar as pessoas, tentando ajudá-las o máximo possível”. Muito importante, acrescenta, “é que quem procura o CIAC perceba que, a partir do momento que entra no gabinete, jamais estará sozinho ou sem apoio, porque de uma forma ou de outra há sempre ajuda”.

Como Maria Luísa mais idosos e munícipes de mobilidade reduzida de Amarante podem beneficiar deste atendimento ao domicílio sempre que solicitado.

“O que estamos a fazer é inverter a lógica de atendimento, ou seja, a informação vai ao encontro do consumidor e não o contrário, como é habitual”, explica a vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor, Lucinda Fonseca. O lançamento deste novo serviço decorre hoje, no mercado de Amarante, com as primeiras sessões de esclarecimento para feirantes e clientes, aproveitando uma maior afluência de munícipes ao local. A acção conta com o coordenador da delegação regional do norte da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), André Regueiro, acompanhado por elementos de executivo municipal. Depois este novo balcão móvel vai, durante o ano, percorrer todas as freguesias do concelho, com sessões de esclarecimento gratuitas e de livre acesso.

Segundo a vereadora, o CIAC, que funciona desde 2015, “apresenta uma elevada taxa de sucesso e surgem vinte novos casos por mês”, nomeadamente questões relacionadas com prestações de serviços públicos essenciais como a água, eletricidade e gás natural; telecomunicações; compra e venda; renegociação de crédito à habitação e crédito pessoal e vendas à distância. “O que revela a importância deste atendimento personalizado e gratuito”, defende Lucinda Fonseca. “Sobretudo numa altura em que o balanço anual da DECO revela que, só no ano de 2016, quase meio milhão de pessoas apresentou queixas na DECO, facilmente percebemos que temos de fazer algo para ajudar os consumidores”, conclui.» in https://www.publico.pt/2017/03/15/local/noticia/balcao-do-consumidor-vai-ao-encontro-de-amarantinos-1765153

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