29/03/17

Política de Saúde - Portugal continental registou 105 casos de hepatite A desde janeiro, quase todos sinalizados na Grande Lisboa, um surto que está a afetar mais 12 países da Europa, segundo dados transmitidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS)



«"CHEMSEX", O CULPADO DO SURTO DE HEPATITE A EM LISBOA

Portugal continental registou 105 casos de hepatite A desde janeiro, quase todos sinalizados na Grande Lisboa, um surto que está a afetar mais 12 países da Europa, segundo dados transmitidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A culpa pode ser do chemsex. Saiba porquê.

Quase todos os casos de hepatite A estão sinalizados na Grande Lisboa e a situação desta atividade epidémica parece estar associada com muita frequência a uma transmissão por via sexual através de determinadas práticas, sobretudo entre homens (mas não exclusivamente). E entre os homens parecem ser os mais atingidos os que praticam sexo com outros homens.

As autoridades de saúde culpam o chemsex. Sabe o que é?

Chemsex é uma nova prática sexual que pode provocar danos físicos e emocionais. É uma moda sexual e nasceu na Holanda. Leva as pessoas a tomar drogas e outras substâncias químicas, como as anfetaminas, para fazer sexo sem parar durante várias horas ou até dias.

A DGS descreve o "chemsex" como a "atividade sexual potenciada por substâncias químicas". A publicação British Medical Journal (BMJ) explica o fenómeno: Praticado normalmente em festas e orgias, o sexo é misturado com drogas, como mefredona, cristais e GHB, para que dure horas ou até dias. O nome chemsex é a contração do inglês "chemical sex",  que significa sexo químico.

Estas substâncias são consumidas para reduzir as inibições e aumentar o prazer. As drogas aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, podendo ter graves efeitos na saúde mental - aumentam o risco de psicose, tendências suicidas e ataques de pânico.

Segundo os investigadores do BMJ, a maioria dos utilizadores destas anfetaminas quer reprimir sentimentos negativos como a falta de confiança e autoestima, afastar o estigma do VIH/Sida ou da homossexualidade.

Por outro lado, o risco de exposição a doenças sexualmente transmissíveis - como SIDA, gonorreia, sífilis ou hepatites - aumenta devido à redução da percepção do perigo provocada pelas drogas.

Os autores do artigo supracitado explicam ainda os efeitos secundários que a mistura de estimulantes provoca no corpo. Além disso, a mefredona e os cristais podem criar dependência psicológica e o GHB dependência fisiológica.» in http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/o-que-e-o-chemsex-e-qual-a-sua-relacao-com-a-hepatite-a

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover