21/12/15

Liga NOS: F.C. do Porto 3 vs Académica 1 - Layún, nas assistências, e Danilo, Aboubakar e Herrera, autores dos golos, destacaram-se na vitória sobre a Académica.



«UM NATAL NA LIDERANÇA É SEMPRE + AZUL

Layún, nas assistências, e Danilo, Aboubakar e Herrera, autores dos golos, destacaram-se no 3-1 à Académica.

O FC Porto vai passar o Natal e Ano Novo na liderança da Liga NOS, graças à vitória por 3-1 sobre a Académica, num jogo absolutamente avassalador dos Dragões, que se seguiu à derrota do anterior primeiro classificado, o Sporting, no terreno do União da Madeira. A exibição foi muito positiva e coroada com um terceiro golo espectacular de Herrera, de calcanhar, após uma finta de Corona. O triunfo - o 100.º frente a este adversário e 50.º em jogos caseiros, para a Liga - permite aos Dragões chegar aos 30 encontros sem derrotas para o campeonato, sendo que, em casa, o FC Porto está invicto há mais de um ano. São números que trazem confiança para o desafio na casa do Sporting (segundo, com menos um ponto do que os portistas), logo no dia 2 de Janeiro.

O FC Porto entrou em campo com Maicon como titular, na única alteração face ao onze que iniciou o encontro com o Nacional, há uma semana. E, durante os primeiros dez minutos, a Académica foi completamente asfixiada, tal era a pressão dos portistas, que depois trocavam a bola com rapidez. Três oportunidades depois, evitadas pelo corpo de um defesa da Académica e pelo próprio guarda-redes Trigueira, os Dragões chegaram finalmente à vantagem, graças a um cabeceamento de Danilo, após canto na esquerda apontado por Layún, que cada vez mais se revela um grande especialista na marcação de bolas paradas.

Após este período inicial avassalador, com um grande apoio do público, o ritmo do FC Porto diminuiu, mas a bola continuou a ser jogada exclusivamente no meio-campo forasteiro. Os portistas pareciam verdadeiramente obcecados pela bola, tal a voracidade com que a perseguiam e a recuperavam, quando o adversário tentava, timidamente, passar a linha de meio-campo. Mesmo sem o andamento inicial, o resultado esteve perto de ser dilatado num remate de fora da área de Danilo, aos 20 minutos, e numa emenda de Aboubakar, após cruzamento de Maxi, que Iago afastou. Aliás, os laterais portistas estavam particularmente activos e eram verdadeiros extremos. Casillas só foi obrigado a esforçar-se aos 40 minutos, para desfazer um cruzamento-remate de Pedro Nuno.

O primeiro facto relevante da segunda parte foi o mesmo o golo de Aboubakar, que assim voltou a marcar na Liga portuguesa, o que já não acontecia desde a recepção ao Vitória de Setúbal, a 8 de Novembro. Porém, os números do camaronês, que ainda na quarta-feira fez um golo frente ao Feirense, são mais do que positivos: dez em golos em 20 jogos, seis deles na Liga NOS. O lance nasceu de um livre apontado por Layún, que assim somou a sétima assistência na prova, sendo o melhor a par de Gaitán, do Benfica. O pé direito do mexicano é verdadeiramente notável, capaz de colocar a bola de forma milimétrica, e o lateral esquerdo até esteve perto do golo, aos 67 minutos, mas Trigueira defendeu o remate para a frente.

O momento alto do encontro ocorreu aos 72 minutos, num lance entre mexicanos que já descrevemos no primeiro parágrafo. A Académica ainda reduziu para 3-1, por intermédio de Rui Pedro, e Aboubakar perdeu a oportunidade de bisar, após ser servido por Maxi, mas a história do encontro estava feita. O FC Porto está no melhor ciclo da época na Liga - seis vitórias consecutivas -, entra em mini-férias de Natal com o conforto da liderança e sabe que, no regresso ao trabalho, há que pôr o pé de novo no acelerador. O último jogo do ano é em casa, frente ao Marítimo, para a Taça da Liga, às 18h00 do dia 29 de Dezembro.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2015%20-%202016/um-natal-na-lideranca-e-sempre-+-azul-12-20-2015.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover