05/12/15

Amarante Bombeiros Voluntários - Os bombeiros de Amarante auxiliaram dois partos em menos de 24 horas, o primeiro no centro de saúde e o segundo, numa ambulância a caminho do hospital de Penafiel, disse à Lusa o comandante.


 
«Bombeiros ajudam a fazer dois partos em menos de 24 horas

Primeiro, foi no centro de saúde; depois, na ambulância, em plena A4.

Os bombeiros de Amarante auxiliaram dois partos em menos de 24 horas, o primeiro no centro de saúde e o segundo, numa ambulância a caminho do hospital de Penafiel, disse à Lusa o comandante.

Rui Ribeiro explicou à Lusa que os partos nestas condições são pouco comuns e mais raros ainda por terem ocorrido duas situações separadas por poucas horas.

Na quinta-feira, João e Marta, bombeiros na corporação de Amarante há 12 anos, ajudaram à realização de um parto, nas instalações do centro de saúde da cidade.

A corporação foi acionada para a situação de um parto pelas 11:50 daquele dia.

"Saímos com a equipa para o local e deparamo-nos com um parto iminente", contou João Ribeiro.

Auxiliados por uma enfermeira do centro de saúde, os dois bombeiros decidiram fazer o parto naquelas instalações.

Os dois elementos dos Bombeiros de Amarante solicitaram, entretanto, a ajuda da equipa da viatura de suporte imediato de vida (SIV), que chegou antes ainda do nascimento, que ocorreu às 12:06.

Hoje de madrugada, às 03:57, os bombeiros foram chamados para uma situação de parto iminente na localidade de Lufrei.

Os voluntários fizeram o transporte da parturiente, de ambulância, em direção ao hospital Padre Américo, em Penafiel, mas tiveram de parar na A4, porque o parto estava iminente.

A SIV e a VMER do Vale do Sousa foram ao encontro dos bombeiros.

Segundo o comandante da corporação de Amarante, o parto correu bem e mãe e filha estão bem de saúde.

Questionado sobre se a inexistência em Amarante de uma maternidade, encerrada há vários anos, potencia os partos nas ambulâncias, Rui Ribeiro desvalorizou a situação, frisando que os bombeiros conseguem transportar as parturientes para Penafiel, onde há todas as condições, de uma forma rápida.» in http://www.dn.pt/portugal/interior/bombeiros-ajudam-a-fazer-dois-partos-em-menos-de-24-horas-4915359.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover