«Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa apresentou nova imagem da região (com vídeo)
11/12/2015, 19:52
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa apresentou hoje a nova marca territorial da região. O evento decorreu na Casa da Calçada, no município de Amarante.
Esta nova imagem, segundo Gonçalo Rocha, presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, tem como finalidade “afirmar a nossa região”, uma vez que “não é uma marca fácil de implantar”. A nova marca territorial pretende também reforçar “a coesão de todos os 11 municípios e deste conjunto de cerca de meio milhão de pessoas que representamos”. O rio Douro, que atravessa seis municípios da região, tem “um papel importante para além do Tâmega e Sousa”, facto pelo qual a marca passou a chamar-se “Douro Tâmega Sousa Único”.
O presidente da CIM prevê que os próximos anos “sejam extremamente proveitosos e benéficos para a nossa região”, contando para tal com um projeto pioneiro através do Banco Europeu de Investimento. “Será uma parceria extremamente interessante e importantíssima não só para as autarquias como também para todos os atores e todos aqueles que querem ter iniciativa e querem erguer o seu negócio, que querem montar o seu próprio local de trabalho, querem, no fundo, gerar riqueza e querem aproveitar o bom que esta região tem”, esclareceu.
Esta sessão, que contou com a presença de Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais, decorreu em Amarante, o que levou José Luís Gaspar, presidente do município anfitrião, a realçar o que de bom a região tem para oferecer. O autarca enfatizou ainda a importância do trabalho da CIM Tâmega e Sousa e a importância da coesão dos municípios. “Apesar da singularidade de que cada um dos municípios têm, da especificidade que cada um de nós tem, quando juntamos tudo criamos um produto muito mais interessante, fazendo com que quem nos visita possa estar aqui durante vários dias para poder conhecer um pouco que cada um de nós tem para dar”, explicou.
Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional Norte (CCDRN), afirmou que o desafio é a competitividade. “O desafio é o mesmo para todos os municípios, a forma como aplicamos esse desafio ao território e como desenvolvemos a nossa capacidade de promover e criar valor nesse território a partir daí é a chave”, explicou.
Durante o evento foram apresentados os resultados do estudo denominado: Marketing Territorial- Oportunidades e Desafios para o Tâmega e Sousa. Alírio Costa, primeiro Secretário Executivo Intermunicipal da CIM, apresentou os resultados obtidos desse estudo. As oportunidades identificadas foram, entre outras, o facto de ser uma zona de transição, o património (natural, edificado, cultural), turismo (de natureza, religioso, saúde e bem estar), dinâmica industrial, gastronomia (vinhos e doçaria). “Um dos grandes desafios que temos pela frente é ultrapassar alguns obstáculos que a região ainda tem”, nomeadamente “a dicotomia do território que divide a margem esquerda e a margem direita do rio Tâmega”. Os desafios propostos vão de encontro à oferta formativa, acessibilidades, desemprego e a sua distribuição e a distribuição do envelhecimento da população. Segundo Alírio Costa existem “três grandes objetivos para o território: aumentar a atratibilidade interna e externa”, “valorizar os recursos endógenos” e “dinâmica empresarial”.
Deste estudo resultaram sete medidas que abrangem o turismo, empresas, comunicação e residentes que, no seu conjunto, perfazem 34 ações.
“Existe no Norte de Portugal quatro grandes destinos: Porto, Minho, Trás-os-Montes e Douro”, começou por comentar Alírio Costa, deixando uma questão no ar: “porque só existe quatro destinos no Norte de Portugal e não cinco grandes destinos no Norte de Portugal?” Para o primeiro Secretário Executivo Intermunicipal da CIM o Tâmega e Sousa o Tâmega e Sousa deve ser considerado “um destino e um destino que deve ser não só ao nível nacional mas também internacionalmente promovido”.
Nesta sessão foi ainda apresentado um vídeo de crianças dos diversos municípios que falaram acerca da sua região. Seguiu-se a apresentação de um vídeo promocional do território e um debate que tinha como mote Tâmega e Sousa: território de oportunidades. Esta conversa contou com a presença de Susana Costa e Silva, da Universidade Católica, Rosário Gambôa, Instituto Politécnico do Porto, Fernanda Araújo, Direção Regional de Cultura do Norte e Carlos Neves, de Coordenação do Desenvolvimento Regional Norte. O debate foi moderado por David Pontes, do Jornal de Notícias.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/3/noticia/11664
(O CIM apresentou nova imagem da Região)
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