06/12/15

Liga NOS: F.C. do Porto 2 vs Paços de Ferreira 1 - Corona e Layún apontaram os golos da vitória sobre o Paços de Ferreira, com marca Mexicana.



«REVIRAVOLTA MEXICANA

Corona e Layún apontaram os golos da vitória sobre o Paços de Ferreira (2-1).

Com golos de dois jogadores mexicanos, Corona e Layún, o FC Porto deu a volta ao resultado e bateu o Paços de Ferreira por 2-1, subindo, pelo menos provisoriamente, ao primeiro lugar da Liga NOS, com 30 pontos. Os forasteiros colocaram-se na frente aos oito minutos, mas os Dragões concretizaram uma reviravolta (com golos aos 29 e 64) que já não conseguiam, em jogos oficiais, desde Fevereiro de 2014, quando bateram o Estoril por 2-1, em partida da Taça de Portugal. A justiça do triunfo é indiscutível e só uma grande exibição do guarda-redes forasteiro, Marafona, e alguma falta de pontaria evitou uma margem mais alargada. O FC Porto conseguiu assim, pela primeira vez nesta Liga, quatro vitórias consecutivas.

Maicon (de novo com a braçadeira de capitão, dois meses depois), Rúben Neves e Aboubakar foram as novidades no onze do FC Porto, por troca com Marcano, Danilo e o castigado Osvaldo, que foram titulares na Madeira, na quarta-feira. O FC Porto criou uma grande ocasião de golo logo aos quatro minutos, quando Maicon obrigou Marafona a uma defesa difícil, após canto de Layún. Mas seria o Paços de Ferreira a chegar à vantagem, também na sequência de um canto: a defesa dos Dragões não foi rápida a desfazer o lance e Bruno Moreira acabou por ficar na cara de Casillas e marcar. Quase um ano (e 1483 minutos de jogo) depois, o FC Porto voltou a sofrer um golo em casa para a Liga portuguesa, não conseguindo assim bater a marca de 1581 minutos estabelecida por Vítor Baía e Cândido, entre Janeiro e Dezembro de 1994.

Os forasteiros defendiam com as linhas muitos juntas (por vezes no espaço de uns 20 metros), dificultando a troca de bola azul e branca, e tentavam sair rapidamente para o ataque, nomeadamente através da velocidade de Edson Farias. O golo madrugador foi um soco no estômago dos portistas, que demoraram um pouco a reagir. No entanto, a partir dos 20 minutos, o meio-campo aumentou de intensidade e passou a criar muitas dificuldades à saída de bola dos pacenses. Aos 27 minutos, Maicon obrigou de novo Marafona a aplicar-se, após canto de Layún, e aos 29 chegou o empate, com Brahimi a encontrar espaço na zona central para Corona, que finalizou com classe perante a saída do guarda-redes. O Paços de Ferreira nunca perdeu a organização e recompôs-se após este período difícil, mas os portistas poderiam facilmente ter chegado ao intervalo em vantagem: Indi (num cabeceamento por cima, após livre do inevitável Layún), Corona (rematou contra Marafona, isolado) e Herrera perderam ocasiões soberanas. A maior de todas foi precisamente a última: o mexicano recebeu a bola de Aboubakar, junto à marca de penálti, mas rematou por cima.

A segunda parte foi bem diferente, porque o Paços de Ferreira já não conseguiu esticar o jogo e praticamente limitou-se a defender. Mais rápido e pressionante, o FC Porto foi encostando o adversário às cordas, até que a insistência de Herrera, após um mau atraso para o guardião marafona, obrigou Marco Baixinho a fazer falta sobre o mexicano na grande área. E o especialista dos Dragões na marcação de grandes penalidades (foi o primeiro castigo máximo da época!) ficou finalmente a conhecer-se: é igualmente mexicano, chama-se Layún e fez jus ao estatuto: a bola saiu rasteira, colocada e com força.

O terceiro, que daria tranquilidade ao FC Porto, poderia ter surgido pouco depois, aos 71 minutos, mas Marafona deteve o remate do isolado Aboubakar. O guarda-redes voltou a evitar o golo aos 85, numa finalização de Tello, após uma bela troca de bola dos portistas, e, já nos descontos, o espanhol serviu Aboubakar, mas o camaronês atirou por cima, em óptima posição. O Paços de Ferreira ainda procurou subir um pouco no terreno, lançou o avançado João Silva, mas os Dragões controlaram o encontro até ao final. Foi preciso sofrer até ao apito final, mas Casillas terminou o encontro sem fazer uma única defesa.

Ver Ficha de Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2015%20-%202016/reviravolta-mexicana-12-5-2015.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover