02/04/18

F.C. do Porto Veteranos - Guarda-redes marcou um golo na primeira vitória portista no Restelo, onde esta segunda se fecha a ronda 28 da Liga.



«A ESTRELA DE ACÚRSIO EM BELÉM

Guarda-redes marcou um golo na primeira vitória portista no Restelo, onde esta segunda se fecha a ronda 28 da Liga.

Somar os três pontos e assim recuperar a liderança da Liga NOS, o lugar que tem ocupado por natureza nesta temporada, é o plano de voo do FC Porto para o jogo com o Belenenses, agendado para a noite des segunda-feira (20h00, Sport TV). O encontro que encerra as contas da jornada 28 do campeonato tem como palco o Estádio do Restelo, onde Iker Casillas pode atingir a bonita marca do jogo mil da carreira e onde há 60 anos outro guarda-redes, Acúrsio, foi a estrela maior da primeira vitória dos azuis e brancos sobre a equipa de Belém naquele recinto então recém-inaugurado.

O calendário marcava o dia 23 de março de 1958 quando o FC Porto jogou em Lisboa a última jornada do campeonato e venceu o Belenenses por 3-1. Os golos foram de Mário Paz, na própria baliza, de Pedroto e outro de… Acúrsio num remate de baliza a baliza que ainda hoje permanece na memória de muitos portistas. Foi o momento alto de um jogo que também ficou para a história, porque o guardião, duas vezes campeão nacional e vencedor de duas Taças de Portugal pelos portistas, defendeu a baliza com o braço fraturado durante a última meia hora.

A equipa orientada por Dorival Yustrich terminou essa edição do campeonato com os mesmos 43 pontos do Sporting, mas o título foi para Alvalade, porque os lisboetas tinham vantagem no confronto direto. A desforra veio pouco tempo depois, nas meias-finais da Taça de Portugal, em que os leões acabaram afastados pelos Dragões, futuros detentores do troféu que seria conquistado ao Benfica no Estádio Nacional, em Oeiras, em junho.

Estávamos numa época em que Portugal era Lisboa e o resto era paisagem, em que o Belenenses, beneficiando da localização geográfica, era uma das mais fortes equipas do campeonato e por isso levava vantagem no histórico de duelos com os portuenses, como eram na altura apelidados: 27 vitórias, 17 empates e 21 derrotas. Hoje que os tempos são outros, os números também são outros: dos 184 jogos oficiais já disputados, o FC Porto ganhou 92, empatou 45 e perdeu 47.

O 185.º clássico azul da história do futebol português será antecipado pelo Porto Canal a partir das 19h00, acompanhado no Facebook e seguido em tempo real no Twitter e na app oficial do FC Porto. No fim, far-se-á a análise da partida no Porto Canal e em www.fcporto.pt, com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/lancamento-belenenses-fcporto-28j-liga.aspx


Iker Casillas: 1000 jogos à vista (02/04/18)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover