27/04/18

Desporto Futebol - João Diogo “Kikas”, de malas feitas para o futebol profissional – rubricou um vínculo de três anos com o Belenenses – é o goleador do distrito de Castelo Branco, no universo das equipas dos campeonatos nacionais, Sporting da Covilhã incluído.



«Futebol: Menino de 19 anos é o rei dos marcadores
Artur Jorge - 26/04/2018 - 15:35

Kikas, com 17 golos, dominou no conjunto dos jogadores das equipas no distrito em campeonatos nacionais. Acaba a época com 21 em provas oficiais.

João Diogo “Kikas”, de malas feitas para o futebol profissional – rubricou um vínculo de três anos com o Belenenses – é o goleador do distrito de Castelo Branco, no universo das equipas dos campeonatos nacionais, Sporting da Covilhã incluído. O jovem de 19 anos, que cumpriu a sua primeira época como sénior, apontou 17 golos no campeonato (CPP). À conta pessoal acresce mais quatro na Taça de Portugal.

Kikas está entre os melhores marcadores do futebol português. Em jogos do campeonato apenas é superado por Jonas (Benfica), 33 golos; Bas Dost (Sporting), 26; Paul Ayongo (Amarante), 20; Marega (FC Porto), 20; João Rodrigues (Caldas), 18; Ricardo Gomes (Nacional), 18; Carlos Vinícius (Real), 18. É o oitavo da lista.

Ao nível do CPP, o atacante albicastrense que passou pelos juvenis e juniores do Vitória de Guimarães, fecha a época no pódio. É o terceiro das contas. Os seus 17 golos só são superados pelos 20 do ganês Paul Ayongo (Amarante), que em 2018/2019 vai representar o Paços de Ferreira e pelos 18 de João Rodrigues “Tarzan” (Caldas), que aos 23 anos vai ter também a merecida oportunidade no futebol profissional: assinou pelo Leixões.

Kikas teve a nível individual uma época em cheio. Dificilmente poderia esperar que as coisas lhe tivessem corrido melhor neste regresso à sua cidade natal. E alguém estará a coçar a orelha!

No compacto das nossas equipas, o camisola 98 do BC Branco dominou por larga diferença a lista dos marcadores. O que mais se aproximou, ainda assim a seis golos, foi o cabo-verdiano do Sertanense, Ká Semedo. O avançado está de saída da Sertã, onde realizou duas temporadas. Antes tinha estado dois anos na equipa B do V. Guimarães. Com 11 golos surgem Sunday e o maestro do Águias do Moradal Ruben Nogueira. Apontaram 11 tentos. Bom desempenho destes dois jogadores. Sunday é um nigeriano de 21 anos que chegou à Sertã proveniente do Farense. Possante. Quanto a Ruben Nogueira, já o dissemos numa anterior edição: sem a arrelia das lesões é uma mais-valia para qualquer equipa deste escalão.

Ivan Fidalgo, o herói de Mortágua, apontou dez golos no Oleiros, menos dois que na época passada com a camisola do Mafra. Em 2014/2015, na sua melhor época de sénior, fez 17 golos pelo Sertanense. Diego, também do Oleiros, marcou 9. Já Jackson fez 8 golos no CPP, mais 4 na Taça de Portugal. Oito golos também para o albicastrense Gazela.

O nigeriano Sodiq Fatai é, até este momento (faltam três rondas para a conclusão da II Liga), o melhor marcador do Sporting da Covilhã, com 6 golos. Está na serra emprestado pelo Paços de Ferreira.

O “top ten” é encerrado pelo brasileiro do Sertanense Robson Silva, com 6 golos. Os albicastrenses Youssou Sow, Dani Matos e Bruno Simões anotaram 5 golos.

TOP TEN DOS GOLOS

Kikas (BC Branco)…….17

Ká (Sertanense)……….12

Sunday (Sertanense)….11

R. Nogueira (Moradal)...11

Ivan Fidalgo (Oleiros)….10

Diego (Oleiros)…………9

Gazela (BC Branco)…….8

Jackson (Oleiros)………8

Fatai (Sp. Covilhã)………6

Robson (Sertanense)….» in http://www.reconquista.pt/articles/futebol-menino-de-19-anos-e-o-rei-dos-marcadores


(Kikas - Benfica Castelo Branco)


(Kikas - Forward - Young Talent)


(Benfica de Castelo Branco 1-0 UD Leiria)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover