30/05/17

Política de Mobilidade - O ministro das Infraestruturas anunciou que, até ao final do mês, vai ser lançado o concurso do projeto de eletrificação da Linha do Douro até à Régua.

«Concurso para eletrificação da Linha do Douro até à Régua lançado este mês

O ministro das Infraestruturas anunciou que, até ao final do mês, vai ser lançado o concurso do projeto de eletrificação da Linha do Douro até à Régua.

O ministro das Infraestruturas anunciou esta segunda-feira que, até ao final do mês, vai ser lançado o concurso do projeto de eletrificação da Linha do Douro até à Régua, reforçando o compromisso assumido com esta região.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, esteve na estação de Peso da Régua para participar na assinatura de um protocolo entre a CP e três operadoras marítimo-turísticas, e aproveitou para renovar o compromisso assumido por este Governo PS de prolongar a eletrificação da Linha do Douro até ao Peso da Régua. Esta eletrificação estava apenas prevista até ao Marco de Canavezes.

Renovamos esse compromisso, mas mais do que isso, anunciamos que lançaremos até ao final deste mês o concurso do projeto para mais tarde podermos executar a obra”, salientou Pedro Marques.
A obra, segundo o governante, ainda vai demorar a chegar ao terreno, mas frisou que será para concretizar no âmbito do Plano Ferrovia 2020. “Não é palavra vã. Vamos começar já o projeto, se o tivéssemos estaríamos por ventura a lançar obra“, salientou.

A eletrificação da Linha do Douro, pelo menos até à Régua, é uma reivindicação antiga do Douro e assumida também pelas operadoras especializadas em cruzeiros de um dia e que utilizam o comboio como meio de transporte complementar ao barco.

As empresas Barcadouro, Rota do Douro e Tomaz do Douro uniram-se para defender a melhoria da qualidade do transporte ferroviário depois de, no verão passado, terem entrado em rotura com a CP, criticando o “mau serviço” prestado pela transportadora ferroviária nacional.

Esta segunda-feira, esse diferendo foi ultrapassado com a assinatura de um protocolo entre a CP e os operadores que se vai traduzir na entrada em circulação de um comboio exclusivo, entre maio e outubro, para turistas dos cruzeiros fluviais.» in http://observador.pt/2017/01/16/concurso-para-eletrificacao-da-linha-do-douro-ate-a-regua-lancado-este-mes/


(Governo quer electrificação da Linha do Douro até 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover