25/05/17

Amarante Geriatria - A Câmara de Amarante vai iniciar o serviço de teleassistência destinado aos idosos em situação de isolamento, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano, avançou à Lusa a vereadora Lucinda Fonseca.




«Amarante avança com teleassistência para idosos em situação de isolamento

A Câmara de Amarante vai iniciar o serviço de teleassistência destinado aos idosos em situação de isolamento, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano, avançou à Lusa a vereadora Lucinda Fonseca.

"A partir de agora, os idosos de Amarante jamais estarão isolados ou ficarão sem auxílio", afirmou, destacando o caráter gratuito da medida.

O acesso a esta ação de apoio social, que é novidade no concelho, terá em conta a natureza económica do beneficiário e ausência de retaguarda familiar. Um dos propósitos da teleassistência é criar condições para retardar a necessidade de recurso aos lares da terceira idade, assinalou a autarca.

Nesta fase do processo, decorre a inscrição dos idosos do concelho que reúnem condições para beneficiar daquele tipo de assistência.

O serviço contará com uma equipa de técnicos especializados para prestar acompanhamento psicossocial e propõe-se manter os idosos em segurança, no seu meio natural de vida.

Prevê que os técnicos façam deslocações regulares às casas dos utentes, para proporcionar um maior acompanhamento das fragilidades dos idosos mais isolados, procurando ajudá-los em tarefas dos quotidiano, e proporcionar atividades para o envelhecimento ativo, como as aulas de hidroginástica, entre outras.

A vereadora da Ação Social destacou à Lusa que o sistema permitirá ao idoso ou outros adultos dependentes beneficiar dos serviços "despertar", ter acesso a um sinalizador para recordar a hora da medicação e a possibilidade de falar com um técnico. "Será uma voz amiga", frisou.

Lucinda Fonseca assinalou, por outro lado, que a medida decorre das recomendações de um diagnóstico elaborado pela rede social concelhia que integra 54 instituições.

Segundo os censos de 2011, o concelho de Amarante tinha 9.071 residentes com idade igual ou superior a 65 anos, o que representava cerca de 16,12% da população.» in http://www.dn.pt/lusa/interior/amarante-avanca-com-teleassistencia-para-idosos-em-situacao-de-isolamento-8503720.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover