14/05/17

Música Portuguesa - Portugal ganhou, pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral.



«Salvador Sobral bate recorde de pontos da história da Eurovisão

Portugal ganhou, pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral.

O resultado foi histórico para Portugal, mas não só: Até à vitória de Salvador Sobral, nunca nenhum outro país tinha vencido com uma pontuação tão alta. No total, somando as classificações atribuídas pelos jurados nacionais (382) e pelo público (376), "Amar pelos Dois" arrecadou 758 pontos.

"Amar pelos dois" venceu a 6 de março a final do Festival da Canção, que decorreu no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Com esta canção, Portugal regressou, após um ano de ausência, ao Eurovisão, onde se estreou em 1964.

A penúltima vez que Portugal competiu numa final do Festival Eurovisão da Canção foi em 2010, com a canção "Há dias assim", interpretada por Filipa Azevedo.

Este ano, assinalou-se a 62.ª edição do concurso, tendo Portugal falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

A edição 2017 do Festival Eurovisão da Canção ficou marcada por um conflito entre Ucrânia, país anfitrião, e a Rússia. A 13 de abril, a Rússia anunciou que não iria participar no concurso após a Ucrânia ter impedido a entrada da concorrente russa em território ucraniano.

A cantora Yulia Samoylova está proibida de entrar na Ucrânia durante três anos, por ter dado um concerto na Crimeia em junho de 2015, após a anexação russa daquela península em 2014.

A organização do festival, que insistiu na participação da cantora russa, ameaçou excluir a Ucrânia das próximas edições do concurso se Kiev insistir em proibir a entrada de Yulia Samoylova no país.

A Rússia já anunciou que a cantora irá representar o país na edição de 2018 do concurso.

Os países que participaram na final do Festival Eurovisão da Canção 2017 foram Portugal, Moldávia, Azerbaijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre, Bélgica (apurados na primeira semifinal), Áustria, Roménia, Holanda, Hungria, Dinamarca, Croácia, Noruega, Bielorrússia, Bulgária, Israel (apurados na segunda semifinal), França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido (os denominados 'Cinco Grandes') e a Ucrânia.» in http://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/mais-historia-salvador-bate-recorde-de-pontos-da-historia-da-eurovisao


Salvador Sobral - "Amar pelos Dois" - (Lyric Video)


Salvador Sobral - "Amar Pelos Dois" - (Final - Festival da Canção 2017)


Salvador Sobral - "Amar Pelos Dois - (Winners of Eurovision)



"Amar Pelos Dois
Salvador Sobral
  
Se um dia alguém perguntar por mim
Diz que vivi para te amar
Antes de ti, só existi
Cansado e sem nada para dar

Meu bem, ouve as minhas preces
Peço que regresses, que me voltes a querer
Eu sei que não se ama sozinho
Talvez devagarinho possas voltar a aprender

Meu bem, ouve as minhas preces
Peço que regresses, que me voltes a querer
Eu sei que não se ama sozinho
Talvez devagarinho possas voltar a aprender

Se o teu coração não quiser ceder
Não sentir paixão, não quiser sofrer
Sem fazer planos do que virá depois
O meu coração pode amar pelos dois"


Autoria: Luísa Sobral | Interpretação: Salvador Sobral - See more at: http://media.rtp.pt/festivaldacancao/cancoes/cancao-n-7-amar-pelos-dois/#sthash.Ob84Wi5R.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover