17/05/17

Religião - A Tailândia, a Nigéria e o Gana lideram o ranking de países religiosos, em contraste com a China que aparece a liderar o clube dos não-crentes, acompanhada pela Suécia e pela República Checa.



«Portugueses são dos que menos acreditam em Deus em todo o mundo

A Tailândia, a Nigéria e o Gana lideram o ranking de países religiosos, em contraste com a China que aparece a liderar o clube dos não-crentes, acompanhada pela Suécia e pela República Checa.

Um estudo feito pela Win Gallup International, a network internacional à qual a portuguesa Marktest se encontra associada, revela que os portugueses estão entre os cidadãos que menos acreditam em Deus em todo o mundo. Portugal fica onze pontos percentuais abaixo da média mundial de crentes em Deus, que se situa nos 71%.

Os dados revelados esta terça-feira mostram que em 67 países do mundo, 62% dos entrevistados afirmaram ser religiosos, independentemente de frequentarem ou não algum local de culto. A Tailândia, a Nigéria e o Gana lideram o ranking de países religiosos, com mais de 90% dos inquiridos a revelarem ser crentes, mas é na Indonésia, Nigéria, Gana, Kosovo e Azerbeijão que a totalidade dos entrevistados garante que acredita num Deus (não necessariamente o mesmo).

No reverso da moeda há um quarto dos inquiridos que afirmam não ser religiosos, 9% confessam ser ateus convictos e 5% não soubem responder à questão ou preferem não revelar a sua opinião. A liderar o clube dos não-crentes está a China, acompanhada pela Suécia e pela República Checa.

Em Portugal, 59% dos entrevistados dizem ser religiosos, 29% não religiosos, 9% ateus e 3% não sabem ou não respondem. Tendo em conta estes resultados, a Marktest indica que Portugal está entre o grupo de 32 países que apresentam a menor percentagem de crentes convictos. Deste grupo fazem também parte países como França (onde 45% se diz religioso), Irlanda (40%), Espanha (37%), Alemanha (34%) ou Reino Unido (27%).

Em termos regionais, é na União Europeia que se encontra a menor percentagem de entrevistados que se dizem religiosos, enquanto a maior está na África subsaariana (91%).

O estudo da Win Gallup International revela ainda que 54% da população mundial acredita na vida depois da morte, contra 36% em Portugal, e 74% acreditam ter alma, enquanto em Portugal a percentagem não vai além dos 63%.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/portugueses-sao-dos-que-menos-acreditam-em-deus-em-todo-o-mundo-159711

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover