11/05/17

Espaço - Astrónomos obtiveram uma imagem detalhada da Nebulosa do Caranguejo, nuvem de poeira, hidrogénio, hélio e plasma com origem na explosão de uma estrela, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.



«Astrónomos obtêm imagem detalhada da Nebulosa do Caranguejo

Astrónomos obtiveram uma imagem detalhada da Nebulosa do Caranguejo, nuvem de poeira, hidrogénio, hélio e plasma com origem na explosão de uma estrela, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

A imagem foi captada a partir de diferentes comprimentos de onda de luz combinando as capacidades de cinco telescópios, incluindo os espaciais Hubble, Chandra e Spitzer.

Localizada a 6.500 anos-luz da Terra, a Nebulosa do Caranguejo foi descoberta, em 1731, pelo astrónomo britânico John Bevis, sendo o remanescente de uma supernova (explosão de estrela moribunda) registada por astrónomos chineses e árabes, em 1054.

A Nebulosa do Caranguejo é uma nuvem de vento de pulsar na constelação de Touro. A pulsar que está no centro deste corpo celeste é uma estrela de neutrões rotativa, muito densa e altamente magnetizada.» in http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/astronomos-obtem-imagem-detalhada-da-nebulosa-do-caranguejo


(O Orbitador - Nebulosa do Caranguejo)


(Nebulosa de Caranguejo)


(Notícias da Nasa: 12 Super clarões na nebulosa do Caranguejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover