21/03/14

Amarante Educação – A vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Amarante, Lucinda Fonseca, desafiou os seniores a tirarem partido da formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que o Município disponibiliza nos seus Espaços Internet (EI).

1 (1)
2 (1)

«FORMANDOS SENIORES APRENDEM TIC NO ESPAÇO INTERNET DE AMARANTE

AMARANTE – A vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Amarante, Lucinda Fonseca, desafiou os seniores a tirarem partido da formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que o Município disponibiliza nos seus Espaços Internet (EI).

Lucinda Fonseca falava na receção a uma turma de seniores (12, no total) no EI de Amarante, a quem deu as boas-vindas, enfatizando que “vai ser um processo de aprendizagem, de contacto com matérias novas, com a tecnologia que nos dá a possibilidade de comunicar e aprender sempre mais”.

“É muito bom estarmos presentes, estarmos atualizados com as tecnologias e como creio que é essa a vossa vontade, dou-vos os parabéns por terem vindo”, acrescentou.

A formação, com uma carga horária de 24 horas, terá como conteúdos noções básicas de Windows, processamento de texto (Word), correio eletrónico e de ferramentas de comunicação síncrona (MSN, Skype), visando-se dotar os formandos de competências que lhes possibilitem, por exemplo, o contacto, em tempo real, com familiares emigrados.

Criados para combater a infoexclusão e promover a literacia digital no Município, os EI de Amarante e Vila Meã estão dotados de equipamento informático com ligação à Internet, proporcionando formação em tecnologias da informação, bem como a possibilidade de os seus utilizadores navegarem na rede para acesso a serviços, marcação de consultas, interação com organizações da administração pública, criação e consulta de contas de correio eletrónico, acesso a informação diversa, download de documentos, etc.

Os EI de Amarante e Vila Meã proporcionam dois tipos de formação: certificada, estando o Município credenciado para o efeito, através da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento. Nesta modalidade são, mediante exame, emitidos Diplomas de Competências Básicas (DCB) em Tecnologias da Informação, cujo público-alvo é constituído por indivíduos em idade ativa, empregados ou à procura de emprego. Os DCB são reconhecidos como o “Passaporte Europeu em Tecnologias de Informação” e aceites em toda a UE; não certificada, mas validada através da emissão de certificado de frequência, dirigida sobretudo a públicos seniores e em idade não ativa.» in http://local.pt/portugal/norte/formandos-seniores-aprendem-tic-no-espaco-internet-de-amarante/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover