19/03/14

História Paleontologia - Um grupo de cientistas acredita agora ter encontrado a indícios de cancro num esqueleto com 3 mil anos descoberto no Sudão.

Cancro já existia há três mil anos

«Cancro já existia há três mil anos

Foi encontrado o mais antigo esqueleto com sinais de cancro. A descoberta pode revelar a "evolução" da doença 

O cancro é uma das principais causas de morte nos dias de hoje mas, antes desta descoberta, era uma doença praticamente inexistente nos registos arqueológicos. Mas um grupo de cientistas acredita agora ter encontrado a indícios de cancro num esqueleto com 3 mil anos descoberto no Sudão. 

A descoberta sugere que o cancro já estivesse presente na região do Vale do Nilo, no Antigo Egito, constituindo o registo mais antigo da doença. O esqueleto data de 1200 A.C. e pode ser o fator chave na revelação de novos contornos sobre a evolução do cancro ao longo da História. 

A investigação revelou ainda a saúde débil da população durante esse período, caracterizado por mudanças climatéricas. 

Dos 180 esqueletos examinados pela equipa de bio-arqueólogos britânicos, um quarto apresentava sinais de doenças pulmonares e dentárias, e pelo menos metade sofreu várias doenças infeciosas. Cerca de 75% dos indivíduos encontrados na região morreram antes dos 35 anos.

O indivíduo que morreu de cancro metastático teria entre 25 e 35 anos, e sofreu danos associados à doença na pélvis, costelas, coluna, omoplatas e clavículas. Tinha ainda dentes podres e sinusite crónica.» in http://visao.sapo.pt/cancro-ja-existia-ha-tres-mil-anos=f773672#ixzz2wRZX85e2

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover