26/03/14

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto Vitalis 33 vs Águas Santas 24 - Com Gilberto Duarte, autor de 11 golos, absolutamente imparável, o FC Porto Vitalis "triturou" o Águas Santas, em encontro da terceira jornada da fase final do Andebol 1, e ​aumentou para três pontos a vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting.



«PENTACAMPEÕES DISPARAM NA FRENTE DO ANDEBOL 1

 Os maiatos, que tinham vencido no Dragão Caixa na primeira fase da competição, apenas foram capazes de criar dificuldades aos portistas nos primeiros 15 minutos.

​Com Pedro Cruz de regresso, após cumprir castigo, o Águas Santas entrou bem na partida, chegando a conseguir uma vantagem de dois golos aos 12 minutos (6-8). Ljubomir Obradovic pediu um "time-out" e a equipa azul e branca regressou ao jogo com uma defesa mais agressiva e mais perto da linha dos nove metros (por vezes num sistema 3-2-1). Também com Quintana no lugar de Hugo Laurentino, "fechando" a baliza, os Dragões conseguiram um parcial de 6-1 e passaram a liderar por 12-9.

A partir daí, não mais os maiatos pareceram capazes de discutir o encontro, até porque, resolvidos os problemas defensivos, o FC Porto mostrou-se imparável no ataque. Ao intervalo, os portistas tinham 20 golos em 21 remates, sendo que o único a falhar foi Gilberto Duarte que, paradoxalmente, foi o melhor jogador em campo. Com 11 golos (sete deles na primeira parte), quase todos resultantes de "tiros" indefensáveis de meia distância, o lateral-esquerdo terá feito uma das melhores exibições da carreira. O cartão vermelho exibido a Nuno Roque, no final do primeiro tempo (devido a toque por trás sobre Ricardo Moreira), também diminuiu as capacidades dos forasteiros.

Na segunda parte, os pentacampeões nacionais geriram calmamente a vantagem que traziam do intervalo (20-14) e houve tempo para todos os atletas de campo convocados entrarem em jogo, com o "benjamim" Miguel Martins, de 16 anos, a assinar o 33-24 final. Houve alguns períodos de desconcentração - o Águas Santas chegou a fazer um parcial de 5-0 -, mas a superioridade do FC Porto não esteve em causa.

Para análise final, ficam números notáveis: 71 por cento de eficácia aos nove metros, 93 aos seis metros, e cem por cento em livres de sete metros e contra-ataques. Para rever, ficam apenas as 15 falhas técnicas. Houve uma espécie de desforra sobre o Águas Santas - que quebrou, em Setembro de 2013, uma série de 82 encontros sem derrotas do FC Porto no seu pavilhão -, mas o mais importante é que o inédito hexacampeonato que os portistas perseguem está um passo mais perto.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Águas Santas, 33-24
Andebol 1, fase final, 3.ª jornada
25 de Março de 2014
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Daniel Freitas e César Carvalho

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (11), João Ferraz (6), Tiago Rocha (1), Ricardo Moreira (cap., 4), Mick Schubert (1) e Wilson Davyes (6)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Pedro Spínola (3), Alexis Hernandez, Hugo Santos, Miguel Sarmento, Hugo Rosário, Nuno Carvalhais e Miguel Martins (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

ÁGUAS SANTAS: Telmo Ferreira (g.r.), Joel Rodrigues (2), Pedro Cruz (4), Bosko Bjelanovic (3), Juan Couto (cap., 1), Eduardo Salgado (1) e Mário Lourenço (1)
Jogaram ainda: Rui Duarte (g.r.), Nuno Roque (6), Jorge Sousa (3), Mário Oliveira (1), Pedro Vieira, João Baltazar (2), Miguel Vieira, João Afonso e Tiago Rodrigues
Treinador: Paulo Faria

Ao intervalo: 20-14

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover