25/03/14

Amarante Ciclismo - Vai ter lugar, de 1 a 4 de maio, a primeira edição do Ultra Trail do Marão, uma prova de trail running, organizada pela Associação Viver Canadelo e Serra do Marão, que percorrerá o território de seis concelhos (Amarante, Baião, Peso da Régua, Vila Real, Sta. Marta de Penaguião, Mondim de Basto e Marco de Canaveses) e terá a participação de cerca de mil atletas.



«Amarante recebe Ultra Trail do Marão 2014

Vai ter lugar, de 1 a 4 de maio, a primeira edição do Ultra Trail do Marão, uma prova de trail running, organizada pela Associação Viver Canadelo e Serra do Marão, que percorrerá o território de seis concelhos (Amarante, Baião, Peso da Régua, Vila Real, Sta. Marta de Penaguião, Mondim de Basto e Marco de Canaveses) e terá a participação de cerca de mil atletas.

O trail running é uma modalidade desportiva de montanha que difere do atletismo de pista ou estrada pelo tipo de percursos (trilhos em zonas montanhosas e acidentadas com grandes desníveis, positivos e negativos) e caráter de extrema tecnicidade e dureza.

Caracterizada pela competição saudável e respeito pela natureza, esta é uma modalidade em franco crescimento mundial com maior evolução em Portugal nos últimos três anos, fruto do destaque de alguns grandes atletas nacionais em provas internacionais.

Em 2009 a modalidade contava já com duzentos participantes, tendo esse número evoluído, atualmente, para a ordem dos milhares. Consequentemente, o número de provas tem sofrido um rápido crescimento, acompanhando a tendência de interesse crescente por parte dos atletas desta modalidade e motivando o aparecimento, em 2012, da Associação de Trail Running de Portugal (futuro órgão regulador da modalidade).

A prova está dividida pelas seguintes etapas: Ultra Trail (121kms), Maratona (42kms) e Meia Maratona (21kms) – que desafiarão os limites dos melhores atletas nacionais e internacionais com trajetos ambiciosos que percorrerão, em parte ou na sua totalidade, a Serra do Marão e seus contrafortes (Alvão, Aboboreira e Meia Via) e o Douro Vinhateiro.

O evento conta já com a confirmação da presença de atletas de sete nacionalidades diferentes, entre os quais um dos mais reconhecidos atletas de longa distância – Òscar Pérez López.

Nesta primeira edição, a prova terá o selo “Qualifying Race” do Ultra-Trail du Mont-Blanc® para a prova de 121kms, qualificando os atletas com quatro pontos dos oito necessários para participação no Monte Branco.

A prova de Ultra partirá de Amarante (S. Gonçalo), a Maratona sairá do Peso da Régua (Sedielos) e a Meia Maratona começará em Baião (Campelo). Todas as provas terminarão no Largo de S. Gonçalo.

As inscrições estão abertas até ao dia 13 de abril e podem fazer-se através do site oficial do evento em: www.ultratrailmarao.com. Os interessados em participar como voluntários e vendedores no espaço-feira poderão encontrar a informação necessária no site.

A par do evento desportivo, o Ultra Trail do Marão contará com uma parte lúdica e cultural com arraiais montados em pleno centro histórico de Amarante. Para brindar os visitantes o ambiente será aquecido com alguns concertos, aulas e atividades desportivas ao ar livre e abertas a todos, um espaço especial para os mais pequenos e uma feira de artesanato e produtos regionais.

Como principais apoios, a organização conta com os vários Municípios, em especial os três palcos de partida das três provas – Amarante, Baião e Peso da Régua.» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6NDoiMTQwNiI7fQ==


(Ultra Trail Do Marão 2014)


(Ultra trail Marao OFFICIALPROMO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover