23/03/14

Liga ZON Sagres: F.C. do Porto 1 vs Belenenses 0 - este jogo foi um problema de difícil resolução para os Dragões, muito por causa da atitude cautelosa da equipa lisboeta, mas também por alguma falta de fulgor portista, que revelou algum cansaço após a disputa da eliminatória da Europa League, na quinta-feira, menos de 72 horas antes deste encontro.



«​QUINTERO DESATOU O NÓ

Numa partida em que o Belenenses se limitou a defender (principalmente após a expulsão, aos 44 minutos, de João Afonso), foi o colombiano Quintero que conseguiu derrubar a muralha montada pelo emblema da Cruz de Cristo, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes adversário a um cruzamento de Licá. O jogo foi um problema de difícil resolução para os Dragões, muito por causa da atitude cautelosa da equipa lisboeta, mas também por alguma falta de fulgor portista, que revelou algum cansaço após a disputa da eliminatória da Europa League, na quinta-feira, menos de 72 horas antes deste encontro.

​O FC Porto apresentou-se com bastantes diferenças relativamente à equipa que iniciou a partida em Nápoles, em que os Dragões carimbaram a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa (2-2, 2-3 no total da eliminatória): Danilo, Fernando e Quaresma, castigados, foram substituídos por Alex Sandro, Josué e Ghilas. Ricardo e Reyes estrearam-se, a titulares, na equipa de Luís Castro, numa partida que começou de forma confusa, apesar de mais pintada de domínio azul-e-branco portista. 

O Belenenses, que estreou Lito Vidigal no comando da equipa e surgiu no Dragão vindo de quatro derrotas e dois empates nas últimas seis jornadas, entrou com evidentes precauções defensivas, com todos os jogadores atrás da linha da bola, optando por tentar o contra-ataque apenas quando era seguro fazê-lo. Aos 28 minutos, Jackson furou a muralha de Belém, mas o cabeceamento certeiro do colombiano foi anulado por eventual falta sobre João Meira. 

Aos 30 minutos, Varela enviou ao poste a bola cruzada por Ghilas e, ainda nos melhores minutos do FC Porto da primeira parte, Carlos Eduardo e Jackson enviaram a bola por cima da baliza em duas boas oportunidades dos Dragões. A fechar a primeira parte, João Afonso foi expulso, com vermelho directo, depois de derrubar Jackson, que se escapava na direcção da baliza.

A jogar contra dez unidades, o FC Porto entrou na segunda metade como lhe competia, pressionante e com vontade de resolver o jogo. Quintero e Kelvin, as primeiras opções de Luís Castro, acrescentaram irreverência ao ataque portista e prova disso foi o assumir da manobra ofensiva por parte do colombiano e as várias iniciativas do brasileiro, primeiro na direita e depois na esquerda, que puseram a defesa belenense em sentido. Mas foi após a entrada de Licá (77m) que os Dragões conseguiram chegar ao golo: cruzamento do extremo português, Matt Jones defendeu para a frente e Quintero, pleno de oportunidade, fez o único golo da partida (79m).

Os últimos dez minutos foram de uma tentativa frustrada da equipa de Belém para chegar a algo mais do que a derrota, mas foram os colombianos do FC Porto que poderiam ter marcado: na cobrança de um livre, Quintero enviou uma bola à trave e Jackson, aos 90+3m e após iniciativa individual, podia ter aumentado a vantagem, mas o remate por cima sentenciou o resultado em 1-0 e o FC Porto voltou às vitórias na Liga, conseguindo-o, pela primeira vez esta época, depois de um jogo na Liga Europa e, curiosamente, na partida 50 de Mangala para o campeonato.» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/FC-Porto-Belenenses.aspx

2014.03.23 (19h15) - FC Porto 1-0 Belenenses

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover