02/03/14

Liga ZON Sagres: Vitória de Guimarães 2 vs F.C. do Porto 2 - O FC Porto empatou este domingo no terreno do Vitória de Guimarães, num encontro em que chegou a dispor de uma vantagem de dois golos.



«DRAGÕES DESPERDIÇAM DOIS GOLOS DE VANTAGEM

O FC Porto empatou este domingo no terreno do Vitória de Guimarães (2-2), num encontro em que chegou a dispor de uma vantagem de dois golos. A boa primeira parte portista - em que Quaresma e Licá marcaram - foi traída por um golo sofrido nos descontos e depois, no segundo tempo, os vimaranenses chegaram ao empate. Este resultado atrasa ainda mais os Dragões, terceiros classificados, na tabela, estando agora a liderança à distância de nove pontos.

Para além da saída do castigado Mangala (substituído por Abdoulaye, impedido de jogar na Liga Europa), o “onze” portista registou as baixas de Varela e Jackson – que treinaram com limitações após o regresso de Frankfurt – e as entradas de Licá e Ghilas (intervenientes no decisivo lance do 3-3 frente ao Eintracht).

Como é habitual no seu terreno, o Vitória de Guimarães não se apresentou “encolhido”, o que deu ao FC Porto mais espaços para explorar, nomeadamente em ataques rápidos. No entanto, tal não significa que o ataque planeado não se tenha feito sentir e a posse de bola portista foi esmagadora (64 por cento) na primeira parte.

O 0-1 surgiu aos 18 minutos, com Quaresma a converter uma grande penalidade após falta evidente de Douglas sobre Carlos Eduardo. O lance nasce de uma segunda vaga do ataque azul e branco, com Danilo a cruzar na direita pela segunda vez consecutiva, Ghilas a não chegar à bola e Carlos Eduardo a ser derrubado pelo guardião vimaranense, quando procurava chegar ao ressalto.

Nos minutos seguintes, Ghilas teve duas oportunidades soberanas para fazer o segundo golo: aos 20 minutos acertou na “quina” da baliza do Vitória de Guimarães e, aos 24, após cruzamento de Carlos Eduardo, cabeceou ao lado. O avançado argelino, que se estreou como titular do FC Porto em jogos da Liga Portuguesa mostrou precisamente os seus pontos fortes: a resistência ao choque, a persistência e o sentido de oportunidade.

A equipa da casa também chegava junto da baliza de Helton, numa partida aberta, mas os Dragões faziam-no com mais perigo. E foi assim que fizeram o 0-2, aos 41 minutos, com Ghilas a rematar em esforço e Licá a chegar primeiro à bola que Douglas defendeu para a frente. Tudo indicava que o FC Porto chegasse ao intervalo com uma vantagem de dois golos, mas o Vitória teve o mérito de pressionar e, com alguma felicidade, após uma série de pontapés de canto, Maazou fez o 1-2, o que “estragou” os bons primeiros 45 minutos portistas.

O golo modificou a maneira como as equipas olharam no balneário para a segunda parte, com os vimaranenses a recuperarem claramente a confiança. Por seu turno, o FC Porto não mais voltou a pôr em campo o jogo fluído do primeiro tempo. O empate surgiu aos 52 minutos, não porque a equipa da casa tenha exercido especial pressão, mas porque uma falha da defesa portista permitiu a Marco Matias isolar-se pela direita e rematar para o 2-2. Ainda para mais, Helton escorregou no momento do “disparo” do extremo português.

O encontro, quase sempre vibrante, baixou depois de ritmo, com o FC Porto a revelar dificuldade na abordagem a esta nova situação de jogo. No entanto, Paulo Fonseca mexeu no jogo para chegar ao triunfo: entraram Varela, Jackson Martínez – que se juntou a Ghilas no centro do ataque – e Quintero. Do outro lado, Rui Vitória ia mostrando-se satisfeito com o empate e fazendo substituições mais conservadoras.

A formação da casa baixou as linhas mas até dispôs de uma oportunidade soberana para marcar o terceiro golo, com Danilo a cortar em cima da linha de golo um remate de Tomané. Por seu turno, o FC Porto chegou em esforço à área vimaranense e incomodou pouco Douglas, que apenas teve de resolver uma situação perigosa, aos pés de Varela.

Ficha do jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/V.-Guimar%C3%A3es-FC-Porto.aspx



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover