08/03/14

Poesia - No Dia da Mulher, que deveria ser Todos os dias, lembro o Grande Poeta de Amarante e do Mundo, a versar sobre a o Ser maravilhoso: "Idílio".



"IDÍLIO 

A luz do teu olhar, 
Funde meu corpo em sonho, em lágrima e luar! 
Teu divino sorriso 
É voz de anjo a mandar-me entrar no Paraíso... 
Teu sorriso que lembra a doce aurora, 
Minhas lágrimas tristes evapora 
E nos teus olhos fica a tua imagem bela... 
Assim o fresco orvalho matutino 
Onde encantado vive o sol menino, 
Deixa nas brancas rosas uma estrela... 

Ao descobrir-te, flor, 
Todo me exalto e elevo em cânticos de amor, 
Perco-me na amplidão... 
Sou asa entontecida, aroma, comoção, 
Se me tocam, de leve, 
Os teus olhos de chama e as tuas mãos de neve! 

Sou como gota de água, 
Que, sob o teu olhar, se esvai em clara mágoa; 
E em neve cristaliza, 
Quando a beija, no outono, um teu suspiro, - a brisa. 

Todo o meu ser palpita, 
Chora, canta, dá luz, soluça e grita; 
É oração, queixume, 
Relâmpago, nevoeiro, onda do mar, perfume, 
Quando da tua face 
Alegre rosa nasce. 

E de ti se desprende o encanto da manhã 
Que é a tua sombra mística e pagã; 
Quando teu corpo, flor, aos ventos estremece 
E aureolado de beijos, resplandece 
E lembra o sol a arder. 

Ó Primavera! Imagem de mulher! 
Deslumbra a noite, as nuvens incendeia 
E a morta lua cheia... 
Quebra as marmóreas tampas sepulcrais! 
Que regressem à vida os corpos espectrais. 
Liberta os arvoredos 
E as ondas abraçadas aos penedos! 
Faz chorar de ternura 
Os abutres no ninho, os leões na selva escura! 
As almas embriaga; 
Infiltra-te no mar, sensibiliza a fraga 
E ouvi-la-ás chorar! 
Embebe-te na luz e muda-a em doce olhar. 
Seja no Azul profundo 
Lágrima a tremular e a cintilar o mundo; 
Enternecida esfera, 
Toda ela a palpitar de amor e primavera. 

Estrela, flor, mulher! 
Mulher, ave a cantar, aurora a resplender! 
Mulher, rio sonhando ao longo das campinas. 
Mulher, névoa tentando as asas matutinas. 
Mulher, árvore piedosa; 
Mulher, triste martírio, enamorada rosa! 
Mulher, onda do mar bailando com o vento. 
Mulher, brisa outonal, crepúsculo cinzento, 
Floresta que ao sol canta e ao luar murmura... 
Mulher, esperança, dor, amor, graça e candura. 
Mulher, fonte que chora e que deseja, 
Mulher, mulher, mulher, é a terra que o sol beija."

Amarante, Teixeira de Pascoaes, Poeta



John Lennon - "Woman"


"Woman
(For the other half of the sky)

Woman I can hardly express
My mixed emotions at my thoughtlessness
After all I'm forever in your debt
And woman I will try to express
My inner feelings and thankfulness
For showing me the meaning of success

Ooh, well, well
Doo, doo, doo, doo, doo
Ooh, well, well
Doo, doo, doo, doo, doo

Woman I know you understand
The little child inside of the man
Please remember my life is in your hands
And woman hold me close to your heart
However distant don't keep us apart
After all it is written in the stars

Ooh, well, well
Doo, doo, doo, doo, doo
Ooh, well, well
Doo, doo, doo, doo, doo
Well

Woman please let me explain
I never meant to cause you sorrow or pain
So let me tell you again and again and again

I love you, yeah, yeah
Now and forever
I love you, yeah, yeah
Now and forever
I love you, yeah, yeah
Now and forever
I love you, yeah, yeah"



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover