24/03/14

Amarante Agricultura - A antiga escola do Assento em Gatão, Amarante, passou a acolher o Centro Interpretativo do Vinho Verde.



«Amarante - Escola vira centro interpretativo do vinho verde

A antiga escola do Assento em Gatão, Amarante, passou a acolher o Centro Interpretativo do Vinho Verde. O espaço de observação e divulgação do vinho e da sua cultura fortemente implantada na região, é composto por uma área museológica relacionada com a produção do vinho um pequeno auditório e uma sala de provas. Ao projeto, corresponde um investimento total de 153,4 mil euros comparticipados a 60% pelo Proder, via candidatura apresentada pela Dolmen – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL.

Elogiado a iniciativa, o autarca local, José Luís Gaspar, exortou os produtores do concelho “a trabalharem em conjunto na afirmação” daquele produto, dizendo que ele “está intrinsecamente associado à marca Amarante”.

No mesmo sentido foram as palavras de Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, que reconheceu a necessidade da existência de escala e dimensão para ser possível competir no mercado global. E, em consequência, valorizou “a criação de uma marca forte, que reúna vários produtores, de forma a ser possível responder às solicitações do mercado”.


Paulo Alexandre - "Verde Vinho"


"Verde Vinho
(Paulo Alexandre)

Ninguém na rua na noite fria,
Só eu e o luar;
Voltava a casa quando vi que havia
Luz num velho bar.
Não hesitei,
Fazia frio e nele entrei.

Estando tão longe da minha terra
Tive a sensação,
De ter entrado numa taberna
De Braga ou Monção;
E um homem velho se acercou
E assim falou :

Vamos brindar com vinho verde
Que é do meu Portugal
E o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei atrás do mar.

Vamos brindar com verde vinho
P'ra que possa cantar, canções do Minho
Que me fazem sonhar,
Com o momento de voltar ao lar.

Falou-me então daquele dia triste,
O velho Luís;
Em que deixara tudo quanto existe,
P'ra fazer feliz;
A noiva, a mãe, a casa, o pai
E o cão também.

Pensando agora naquela cena
Que tão estranha vi;
Recordo a mágoa, recordo a pena,
Que com ele vivi;
Bom português
Regressa breve e vem de vez !

Vamos brindar com vinho verde
Que é do meu Portugal
E o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei atrás do mar.

Vamos brindar com verde vinho
P'ra que possa cantar, canções do Minho
Que me fazem sonhar,
Com o momento de voltar ao lar."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover