16/03/14

Liga ZON Sagres: Sporting Clube de Portugal 1 vs F.C. do Porto 0 - Sr. Calimero, Bruno de Carvalho, provou que vale a pena pressionar os árbitros... vitória limpinha!



«DERROTA EM FORA-DE-JOGO
16-03-2014

​O FC Porto perdeu este domingo no terreno do Sporting, por 1-0, e atrasou-se assim face ao rival lisboeta, que passa a contar com mais cinco pontos no segundo lugar da Liga portuguesa. A vitória lisboeta fica manchada em termos de verdade desportiva, já que o único golo do encontro, apontado por Slimani, é obtido num lance antecedido por um claro fora de jogo. Em termos de oportunidades de golo, os portistas não ficaram atrás dos "leões" e deveriam ter chegado ao intervalo em vantagem.

O equilíbrio – demonstrado por uma divisão quase perfeita do tempo de posse de bola – foi a nota dominante da primeira parte, com ambas as equipas a pressionar fortemente o adversário na saída de bola e a condicionar assim os lances de ataque. A diferença esteve nas oportunidades de golo: zero para o Sporting, três para o FC Porto.

Logo aos 16 minutos, Quaresma trabalhou sobre Cedric e cruzou, com Varela a rematar de primeira e Rui Patrício a efectuar uma grande defesa. Quaresma esteve de novo em evidência 13 minutos depois, num lance individual na esquerda em que rematou de ângulo difícil, à trave. Aos 44, Danilo cruzou na direita após uma boa troca de troca de bola e Jackson cabeceou ao lado, parecendo ter sido travado no seu movimento por Cédric, o que daria origem a grande penalidade.

A primeira oportunidade de golo do Sporting só surgiu aos 51 minutos, com um cabeceamento de Slimani, na sequência de um pontapé de canto, a proporcionar a Helton a primeira defesa apertada. Porém, logo no minuto seguinte, surgiu o golo da equipa da casa: André Martins, em fora de jogo, cruzou na direita para o avançado argelino, que desta vez acertou na baliza portista.

Como um azar nunca vem só, Helton lesionou-se sozinho, com gravidade, à passagem dos 60 minutos. O FC Porto perdeu o seu capitão e Fabiano entrou para a baliza. Os minutos seguintes foram marcados por uma progressiva alteração estratégica: os azuis e brancos foram subindo as suas linhas, em busca do empate, e os lisboetas recuando no terreno.

O empate poderia ter surgido aos 77 minutos, mas um corte de Dier evitou o golo de Jackson, quando Rui Patrício já estava fora da baliza. Aproveitando o adiantamento portista, Montero dispôs de uma boa oportunidade para o Sporting, aos 81 minutos, mas seria de Ghilas o último lance de perigo, num momento em que os Dragões já praticavam um futebol directo. O camisola 11, num lance acrobático, atirou ao lado - quando Fernando já tinha sido expulso, depois de Montero impedir a reposição de bola -, desperdiçando a hipótese de um empate que seria justificado e iria certamente ser dedicado a Helton.

FICHA DO JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2013%20-%202014/derrota-com-fora-de-jogo-3-16-2014.aspx


2014.03.16 (19h15) - Sporting 1-0 FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover