22/03/14

Amarante Educação - O Lar Residencial, edificado junto à sede da CERCIMARANTE, viu a sua construção concluída no prazo de 12 meses, dentro do tempo estipulado.



«TUDO O QUE ESTA INSTITUIÇÃO FAZ É PENSADO POR FORMA A HONRAR OS SEUS COMPROMISSOS

AMARANTE – “É preciso que as instituições esqueçam o passado, a forma como eram geridas e sigam o bom exemplo desta casa, a Cercimarante, que tudo o que faz é pensado por forma a honrar sempre os seus compromissos. É esse exemplo que nós devemos prosseguir”.

As palavras são de José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, e foram proferidas aquando da inauguração do Lar Residencial Amália Mota e da Estrutura Residencial para Idosos, da Cercimarante, a 18 de março, ato que contou com a presença do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

José Luís Gaspar felicitou o Presidente da Cercimarante, Jorge Pereira, por ter seguido o mentor que foi Pinto Monteiro, dando continuidade a uma gestão de rigor. “E, continuou, espero que as outras entidades locais ponham os olhos no que é a gestão de um equipamento social com a importância vital que o país atravessa para dar resposta aqueles que são necessitados”.

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante aproveitou a presença de Pedro Mota Soares, para fazer um apelo, pedindo que o Ministro “dê uma atenção particular a toda a região e Amarante. É uma região com índices preocupantes, pois tinha algumas indústrias, que com este ciclo económico passaram um mau bocado e algumas desapareceram, portanto o desemprego é enorme e os indicadores sociais são preocupantes”, concluiu.

Pedro Mota Soares começou o seu discurso por agradecer ao Presidente da Cercimarante e a toda a instituição o bom trabalho desenvolvido, dizendo que “permitam-me que na pessoa do Dr. Jorge Pereira, que dirige incansavelmente esta magnífica instituição, cumprimente toda a sua equipa aqui presente, todos os utentes, todos os seus colaboradores. É graças à vossa entrega, à vossa resiliência e dedicação que projetos como este que hoje inauguramos se tornam possíveis. Se estes projetos são tão importantes para as populações, as pessoas que os tornam possíveis, ainda o são mais. Os meus parabéns. O meu sincero obrigado”.

Nas palavras do Diretor da Cercimarante, Jorge Pereira, “esta inauguração é, sem dúvida, mais um marco histórico que ficará na memória de todos nós e registado na biografia, que estamos a elaborar, desta Cooperativa, que já conta com 34 anos de existência, de forma consolidada. O nascimento desta Cooperativa deveu-se ao sonho de um homem, fundador número um, porque sem ele, hoje, não estaríamos aqui. Foi o mentor desta grandiosa obra que orgulha o concelho de Amarante, por isso, não poderia deixar de agradecer, em nome da Direção e de todos os órgãos sociais, ao Sr. António Pinto Monteiro, por tudo o que fez por esta Cooperativa”.

Jorge Pereira aproveitou a oportunidade para solicitar ao Ministro da Solidariedade para “desenvolver todos os esforços no sentido de que, ainda este ano, possamos celebrar o acordo de cooperação, para colocar em funcionamento esta resposta onde nos encontramos hoje, uma vez que a economia social promove um potencial económico e de criação de riqueza, para além da dimensão da inclusão social”.

Em relação à entrada em funcionamento da Estrutura Residencial para Idosos, o Diretor afirmou que “sabemos que o índice de envelhecimento continua aumentar, por isso pretendemos, rapidamente, colocar em funcionamento esta resposta, desenvolvendo um trabalho orientado para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento saudável, autónomo, ativo e plenamente integrado”.

A Estrutura Residencial para Idosos, é um novo equipamento social, orçado em um milhão de euros, e terá capacidade para 30 pessoas, com ou sem deficiência, e os objetivos passam por proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, mas também contribuir para a estabilização e retardamento do processo de envelhecimento. Além disso, pretende, igualmente, criar condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar e potenciar a (re) integração social.

O Lar Residencial, edificado junto à sede da CERCIMARANTE, viu a sua construção concluída no prazo de 12 meses, dentro do tempo estipulado. Está preparado para acolher 12 pessoas com deficiência ou incapacidade, que tenham idade igual ou superior a 16 anos, e que frequentem estruturas de ensino, programas e formação profissional, ou se encontrem abrangidas por programas ou projetos cujo local não se compatibilize com o da respetiva residência. Também se irão contemplar os casos em que os familiares não as possam acolher, ou cuja família necessite deste apoio, em determinadas situações, tais como em caso de doença ou de necessidades de descanso da respetiva família, devidamente justificados.» in http://local.pt/portugal/norte/tudo-o-que-esta-instituicao-faz-e-pensado-por-forma-a-honrar-os-seus-compromissos/


(Amarante Aniversario Cercimarante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover