24/11/17

Espaço - A imagem da NASA, capturada pelo satélite Suomi NPP e pela agência espacial meteorológica NOAA, revelou a poluição luminosa visível do espaço durante a noite.



«Terra brilha mais do que nunca e cientistas alertam para potenciais perigos
Jornal Económico Multimédia

A imagem da NASA, capturada pelo satélite Suomi NPP e pela agência espacial meteorológica NOAA, revelou a poluição luminosa visível do espaço durante a noite.

Uma imagem da NASA, divulgada em 2012, foi utilizada por um grupo de investigadores europeus e norte-americanos para provar que a Terra brilha mais do que nunca e que isso pode ser prejudicial.

De acordo com um estudo, publicado na quarta-feira pela Science Advances, a área iluminada do planeta aumentou 2,2% entre 2012 e 2016. Ao El País, Christopher Kyba, principal autor do estudo, afirmou que “as noites na Terra estão cada vez mais brilhantes”.

O trabalho assinado pelo cientista do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, em Potsdam, aponta para um notório aumento das áreas iluminadas, principalmente em regiões da América do Sul, África e sudeste asiático. Mas também indica uma ligeira diminuição na iluminação de países como Estados Unidos, Itália ou Holanda, devido ao investimento feito na iluminação por díodo emissor de luz (LED). E é por esse aumento na iluminação artificial LED que Kyba alerta para futuros problemas.

O aumento de luz artificial pode prejudicar a “flora, fauna e bem-estar humano”, visto que o aumento do uso de iluminação LED cria ambientes de luz azul, que interferem com a produção da hormona que induz o sono, a melatonina.

As luzes artificiais também reduzem a atividade de polinização de insetos e interferem com as migrações das aves notívagas. Acresce ainda o facto de as árvores florescerem mais cedo nas zonas mais iluminadas.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/terra-brilha-mais-do-que-nunca-e-cientitas-alertam-para-potenciais-perigos-236478


(A terra vista do espaço à noite)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover