28/11/17

História Arqueologia - É a mais recente descoberta no território do Vale do Côa, vestígios com mais de 70 mil anos considerados, pelos arqueólogos, "únicos" no interior peninsular.



«Homem de Neandertal terá passado pelo Côa há mais de 70 mil anos

Os arqueólogos acreditam que ainda “há muito para descobrir” porque, até ao momento, “nem uma dezena de metros quadrados foi escavada”.

É a mais recente descoberta no território do Vale do Côa. Vestígios com mais de 70 mil anos considerados, pelos arqueológos, "únicos" no interior peninsular.

"Foi possível identificar vestígios do homem de Neandertal, que aparece antes da arte do Côa”, avança o arqueólogo Thierry Aubry, recordando que a arte do Côa remonta aos 35 mil anos.

Foram encontradas “ferramentas, estruturas como pequenas fogueiras entre outros vestígios, que os homens pré-históricos deixaram neste sítio, o que o torna único no interior peninsular", detalha o arqueólogo.

A equipa de investigadores escavou até aos três metros de profundidade no sítio da Cardina, numa das margens do rio Côa, a jusante dos sítios arqueológicos da Quinta da Barca e da Penascosa, e foi aí que encontrou os vestígios com mais de 70 mil anos.

Segundo Thierry Aubry, “os elementos recolhidos mostram que o homem de Neandertal habitou durante anos o Vale do Côa, o que permite reconstituir a evolução climática e ambiental do território ao longo de um período de tempo que ultrapassa os 70 mil anos, até aos dias de hoje".

Os vestígios encontrados mostram “vários níveis de ocupação, quer dizer que não foram deixados durante uma fase de ocupação, mas que o homem Neandertal passou várias vezes neste sítio e deixou as ferramentas, as armas de caça mas também vestígios da vida quotidiana, defende o arqueólogo”.

“No mesmo sítio temos as páginas todas e podemos comparar do mais antigo até ao mais recente”, revela o arqueólogo, salientando que é possível “comparar quais são os vestígios da vida quotidiana do homem Neandertal. E, extremamente interessante, encontramos vestígios dos primeiros homens modernos que ocuparam a península ibérica e que, até a este momento, eram completamente desconhecidos nesta região”.

As escavações prosseguem e os arqueólogos acreditam que ainda “há muito para descobrir” numa área de centenas de metros quadrados. Até ao momento, “nem uma dezena de metros quadrados dos níveis do homem Neandertal foi escavada”.

"Ainda não chegámos ao potencial do sítio, porque ainda não chegamos à rocha e ainda temos níveis de sedimentos para escavar. Temos aqui um livro com cada vez mais páginas e que vai permitir descobrir o porquê da escolha do território do Côa pelos homens pré-históricos para viverem", refere o arqueólogo Thierry Aubry.

A variedade ecológica do território do Vale do Côa poderá ser, no entender os arqueólogos, uma das razões para concentração destes homens pré-históricos que eram, essencialmente, caçadores/recolectores.

“Na minha opinião há uma diversidade ecológica nesta região que está directamente ligada com o encaixe dos rios, da rede hidrográfica e o acesso rápido para a meseta, para os planaltos graníticos, que tinha outros recursos animais, e a área protegia o vale”, realça o arqueólogo.» in http://rr.sapo.pt/noticia/99379/homem-de-neandertal-tera-passado-pelo-coa-ha-mais-de-70-mil-anos?utm_source=rss

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover