29/11/17

História - Foi encontrada uma mensagem, datada de 1777, entre as nádegas de uma escultura em madeira de Jesus Cristo, na igreja de Santa Águeda, em Sotillo de la Ribera, Espanha.



«Encontrada mensagem do século XVIII escondida nas nádegas de uma escultura de Cristo

Foi encontrada uma mensagem, datada de 1777, entre as nádegas de uma escultura em madeira de Jesus Cristo, na igreja de Santa Águeda, em Sotillo de la Ribera, Espanha. A mensagem continha informações económicas, religiosas, políticas e culturais da época.

O documento consiste em duas folhas manuscritas em ambos os lados - com uma caligrafia cuidada - e assinado pelo padre catedral de Burgo de Osma, Joaquín Mínguez. Neste documento, para além de ser dito que a autoria da escultura é de Manuel Bal, o padre catedral aproveita para comunicar com as gerações vindouras, ao fornecer detalhes sobre a vida do século XVIII.

A equipa responsável pelo restauro da obra (equipa Da Vinci Restauro) encontrou esta mensagem ao remover um pedaço de pano que estava a cobrir as nádegas de uma escultura de Jesus Cristo.

De acordo com a Agência EFE, o historiador e promotor da restauração da escultura do século XVII, Efrén Arroyo, diz que esta descoberta é surpreendente e singular porque “não é comum encontrar no interior das esculturas documentos escritos à mão”. O historiador examinou o documento e afirma que esta mensagem é como “uma ocorrência ou jogo entre o autor, o padre da Catedral, e o escultor, com a intenção de ser encontrada centenas de anos depois, resultando numa cápsula do tempo”.

O Coordenador da Semana Santa de Sotillo enviou o documento original para os arquivos do Arcebispo de Burgos, onde estão os documentos do Arquivo Paroquial de Sotillo de Ribera. No entanto, foi feita uma cópia do documento para continuar dentro da escultura de Cristo, a fim de cumprir a intenção do padre.» in http://24.sapo.pt/vida/artigos/mensagem-do-seculo-xviii-escondida-nas-nadegas-de-uma-escultura-de-cristo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover