25/11/17

F.C. do Porto Basquetebol - Está oficialmente inaugurada a exposição Basquetebol, patente na Sala Multiusos do Museu FC Porto, através da área temática 28., espaço/conceito expositivo que mostra ainda mais história.



«INAUGURADA A EXPOSIÇÃO SOBRE O BASQUETEBOL PORTISTA

Foram várias as presenças ilustres na inauguração, entre as quais Pinto da Costa, o atual plantel e ex-jogadores.

Está oficialmente inaugurada a exposição Basquetebol, patente na Sala Multiusos do Museu FC Porto, através da área temática 28., espaço/conceito expositivo que mostra ainda mais história. A inauguração decorreu esta sexta-feira e contou com a presença de várias figures ilustres como Pinto da Costa, presidente do FC Porto, o atual plantel de basquetebol e ainda alguns ex-jogadores e do clube.

Entre as muitas conquistas reproduzidas e documentadas na exposição, algumas das quais assinadas por jogadores que fazem parte do atual plantel, Pinto da Costa elogiou o sucesso da secção ao longo de tantos anos e recuou no tempo para partilhar memórias que guarda da modalidade, nomeadamente o título nacional conquistado pouco tempo depois de ter assumido a presidência do FC Porto, a 23 de abril de 1982.

Entre os presentes, além do líder portista, estiveram Vítor Hugo, responsável pela secção, o plantel 2017/18 comandado por Moncho López e ex-jogadores como Júlio Matos, Rui Santos ou Raúl Santos, todos eles campeões nacionais ao serviço do FC Porto. A exposição temporária Basquetebol abre ao público este sábado e decorre até ao dia 31 de janeiro de 2018, com entrada livre (das 10h00 às 19h00).

Pinto da Costa
“Todo o atual plantel fez questão de assinalar os meus 35 anos de presidência ao oferecer-me uma camisola assinada por todos, algo que me deixou sensibilizado. O meu primeiro título de basquetebol enquanto presidente aconteceu numa jornada gloriosa em 1983, com o treinador Jorge Araújo. O FC Porto sagrou-se campeão no antigo Pavilhão Américo de Sá. Estão aqui muitos troféus e imagens de muitas vitórias, o que me deixa naturalmente feliz. Mais recentemente, foi através do projeto Dragon Force que regressámos ao basquetebol, sempre contando com a competência do Moncho López, que tem sido, mais do que um treinador, um apaixonado pelo FC Porto e pelo basquetebol do clube.”

Júlio Matos (ex-jogador e atual diretor adjunto para o basquetebol)
“É uma alegria pertencer ao FC Porto. Poder recordar num só espaço tantos momentos inesquecíveis é verdadeiramente maravilhoso. Há que dar os parabéns a todos os que colocaram em prática esta exposição. São muitos anos de basquetebol no FC Porto. Acabo por sentir alguma nostalgia, mas ao mesmo tempo é uma alegria muito grande reviver estes momentos.”

Moncho López (treinador)
“Estou emocionado, é arrepiante ver tudo isto. O basquetebol é uma modalidade espetacular e acho que os responsáveis por esta exposição queriam demonstrar isso. Sem dúvida que o conseguiram, pois a exposição é impactante. Somos um pequeno pedaço de um clube muito grande em história, valores de trabalho e conquistas. Também queremos ser grandes em ambição e queremos acrescentar mais títulos à história do FC Porto. Sei que é uma modalidade querida pelos nossos adeptos. Sinto-me privilegiado por fazer parte desta história.”

André Bessa (jogador do atual plantel)
“É gratificante fazer parte de uma exposição que junta a modalidade e o clube que amo. Consegui cumprir o sonho de jogar no meu clube do coração e é com grande orgulho que vejo fotos minhas numa história como esta. Como é natural, os títulos que ajudei a ganhar são os que têm maior significado para mim. Espero ajudar a conquistar muitos mais.”» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/exposicao-basquetebol-241117.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover