20/11/17

Informática - Goste-se ou não, o Windows é o sistema operativo mais emblemático no mundo da tecnologia e Bill Gates, fundador da Microsoft, apresentou-o pela primeira vez a 10 de Novembro de 1983, mas o Windows 1.0 só foi lançado a 20 de Novembro de 1985.



«A primeira versão do Windows nasceu há 32 anos
António Sarmento

Bill Gates é um visionário e fundou a Microsoft para ser expoente máximo da tecnologia. O empresário é hoje um dos mais ricos do mundo. Saiba como começou o sucesso do Windows.

Goste-se ou não, o Windows é o sistema operativo mais emblemático no mundo da tecnologia. Bill Gates, fundador da Microsoft, apresentou-o pela primeira vez a 10 de Novembro de 1983, mas o Windows 1.0 só foi lançado a 20 de Novembro de 1985.

Esta primeira tentativa não era um sistema operacional realmente completo, mas sim um ‘shell gráfico’ que deu ao MS-DOS uma interface de usuário. Mas o Windows 1.0 já tinha um editor de texto (Bloco de Notas), editor de imagem (Microsoft Paint), calendário, relógio, terminal e área de transferência (para copiar/colar). O Windows permitia ao utilizador exibir vários programas ao mesmo tempo, mas as janelas não se podiam sobrepor.

Em dezembro de 1987, a empresa lançou a segunda versão do Windows com ícones na área de trabalho. O Windows 2.0 possibilitou a sobreposição de janelas, o controle da disposição das mesmas e o uso de atalhos de teclado. Foi ainda adicionado o Painel de Controlo.

A Microsoft anunciou o Windows 3.0 em 22 de maio de 1990 e o Windows 3.1, logo depois, em 1992. Juntas, as duas versões venderam 10 milhões de cópias. Já o lançamento do Windows 95 em 24 de agosto de 1995 gerou um recorde de vendas de sete milhões de cópias em apenas um mês.

Nos primeiros anos de 2000 nasceriam o Windows XP e o Windows Vista. No final da década, quando o Windows 7 foi lançado em 22 de outubro de 2009, os ‘notebooks’ vendiam-se mais do que os computadores. Mas Bill Gates nunca desistiu.

O Windows 10 iniciou a primeira versão de testes em 2014 e apresentou uma série de mudanças em relação ao seu predecessor, o 8.1 Entre elas, estão a volta do menu Iniciar, múltiplos ambientes de trabalho, novo navegador e aplicativos renovados. Atualmente, o fundador da Microsoft Bill Gates é o  homem mais rico do Mundo (pela quarta vez consecutiva), com uma fortuna avaliada em 86 mil milhões de dólares, segundo a Forbes. Ele viu a sua fortuna crescer 9 mil milhões de dólares nos últimos 12 meses.

“Nos próximos anos, a Microsoft tem a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas e empresas ao redor do mundo. A tecnologia ainda está fora do alcance de muitas pessoas porque é complexa, cara ou porque simplesmente eles não têm acesso a ela. Portanto eu espero que vocês pensem sobre o que podem fazer para tornar o poder da tecnologia acessível a todos, como conectar pessoas umas às outras e como fazer a computação pessoal disponível em todos os lugares e todos os dispositivos que possam conter uma noção do que é um computador pessoal”, disse Bill Gates no aniversário da empresa.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-primeira-versao-do-windows-nasceu-ha-32-anos-234140


(Conheça a primeira versão do Windows, o Windows versão 1.1)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover