23/11/17

Política de Saúde - A Direção-Geral da Saúde promete analisar a situação pouco comum, visto que estes 30 casos estão assinalados em sete ruas próximas, em Santo Isidoro e Livração.



«Trinta casos de cancro alarmam pequena freguesia de Marco de Canaveses
20 Novembro 2017 - 11:38

Uma freguesia pequena com 30 casos de cancro diagnosticados tem alarmado as autoridades de saúde em Marco de Canaveses. A Direção-Geral da Saúde promete analisar a situação pouco comum, visto que estes 30 casos estão assinalados em sete ruas próximas, em Santo Isidoro e Livração.

“As pessoas estão preocupadas e sentem que alguma coisa não está bem. E não está. Realmente não está. Nunca vi na minha vida, e há tantos anos que trabalho, tanto cancro junto num sítio só”, revela Raúl Almeida, diretor da unidade de saúde local, em declarações à TVI. 

Em Santo Isidoro e Livração, no concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto, o médico estima que “20 por cento” da população tenha problemas oncológicos mas sabe que há mais.

“Quase todas as semanas mando uma ou duas pessoas para o IPO”, revela, salientando que a população anda “assustada”.

“A população anda assustada e não percebe”, salienta o clínico que se baseia não apenas na realidade dos seus doentes mas também num estudo estatístico (sem rigor científico) que detetou que, por exemplo, em oito casas seguidas só duas não registavam qualquer problema oncológico.

Raúl Almeida explica ainda que o caso já foi participado ao delegado de saúde esta situação que poderá estar relacionada com a qualidade da água e saneamento.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, mostra-se preocupada com esta “questão de saúde pública”.

“Temos aqui freguesias onde as pessoas têm uma quinta com um poço e logo uma fossa”, começa por explicar à TVI, manifestando que se trata de uma “questão de saúde pública”.

Cerca de 65 por cento da população de Marco de Canaveses não tem acesso a rede de saneamento e água pública.

De acordo com a TVI, a Direção-Geral de saúde já deu conta de que fará um estudo sobre esta realidade nesta localidade.» in http://ptjornal.com/trinta-casos-cancro-alarmam-pequena-freguesia-marco-canaveses-215136

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover